Custodiados produzem ponchos e roupas pet para moradores e cães de rua em Cascavel

Compartilhar

A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP), vinculada à Polícia Penal do Paraná (PPPR), entregou nesta segunda-feira (10) ponchos e roupinhas pet, produzidos por pessoas privadas de liberdade (PPLs), à Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel (Seaso).

Os 90 ponchos e as 20 peças para os pets foram produzidas no setor de costura da PIMP-UP e destinadas à Unidade de Acolhimento Institucional Para Pessoas em Situação de Rua (Casa Pop).

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, as parcerias com as administrações municipais podem gerar importantes ações sociais, levando a mão de obra dos detentos a projetos que beneficiem pessoas necessitadas.

“Gostaria de destacar que a Prefeitura de Cascavel faz um brilhante trabalho de acolhimento a moradores em situações de rua e seus companheiros, os cães de estimação. Esta é uma ação que a prefeitura faz há muitos anos e agora a PPPR foi envolvida, através de um termo de cooperaçã,o para confeccionar agasalhos que darão um pouco de conforto a estas pessoas, bem como aos seus cães em situação de rua. É um projeto com alcance social importante para o município”, diz.

O coordenador regional PPPR em Cascavel, Thiago Correia, explica que a instituição possui diversas parcerias com a prefeitura local. “Esse material vai ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pela Casa Pop, principalmente nesta época de muito frio e de chuvas intensas. Essas pessoas, com certeza, farão bom uso destes materiais”, afirma.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior, aproximadamente 400 pessoas estão em situação de rua em Cascavel e são assistidas por meio do trabalho desenvolvido no município, ações que também se estendem aos pets. “Estas pessoas estão nesta condição pois tiveram os vínculos familiares rompidos e muitas vezes o único amigo, único familiar é o pet. Por isso, permitimos que as pessoas em condição de rua tragam seus pets para acompanhá-los nos atendimentos”, complementa.

PROJETO – A produção dos itens para destinação social, com a mão de obra prisional, faz parte de um projeto desenvolvido no setor de costura da PIMP-UP. Os materiais são confeccionados com retalhos de tecidos, mantas e cobertores doados por parceiros que acreditam na iniciativa.

CASA POP – A Casa Pop é um local de acolhimento de pessoas e famílias que em em situação de rua. Atualmente a unidade possui 50 acolhidos fixos e outros 30 que apenas pernoitam no endereço.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (45) 3302-1797 ou levar as doações diretamente na Rua Clodoaldo Ursulano nº 1597, Bairro Santa Felicidade, Cascavel.


Compartilhar