No último sábado (8), a enxadrista Catarina de Oliveira Miranda conquistou duas medalhas nos Jogos Universitários do Paraná (JUPs) 2023. A competição de xadrez aconteceu em Apucarana e reuniu atletas de todo o estado.
Representando a Unicesumar no xadrez feminino, ela conquistou o 1º lugar na modalidade rápida e o 2º lugar na modalidade relâmpago. Com o resultado, a campeã se classificou para a etapa nacional do campeonato de xadrez, que acontecerá em outubro, em Joinville (SC).
Catarina atua como jornalista em Paranavaí, sua cidade natal, mas ela sempre teve uma paixão por esportes. Quando ela tinha cinco anos de idade, o pai dela a ensinou a jogar xadrez e esse foi o início de um grande talento.
Aos 10 anos, ela participou de seu primeiro campeonato estadual e conquistou o primeiro lugar no Sub-10 Feminino.
“A relação com o xadrez é única – ele praticamente nasceu comigo e eu nunca parei de jogar. Estou muito feliz com a experiência e pela classificação para o brasileiro”, ela conta.
Catarina também explica que enxerga o xadrez como um hobby e que não tem a intenção de jogar profissionalmente. Apesar disso, ela é apaixonada pelo esporte e deseja mantê-lo em sua vida – participando dentro ou fora das competições.
“Não quero ser atleta profissional, mas também não quero me afastar dos tabuleiros. Por isso, me mantenho ativa e também fiz o curso de arbitragem para quando possível estar presente em competições arbitrando.”
Foto: Arquivo pessoal
Comentários estão fechados.