Nesta terça-feira (4), às 17 horas, no Auditório Legislativo (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, será realizado o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua.
Composta pelos parlamentares Renato Freitas, Professor Lemos, Requião Filho, Goura, Luciana Rafagnin, Dr. Antenor, Tercílio Turini, Ney Leprevost e Arilson Chiorato, a Frente tem como objetivo aprofundar a discussão e desenvolver meios para aprimorar as políticas públicas destinadas à população em situação de rua.
De acordo com dados recentes, a população de rua no estado do Paraná teve um crescimento de aproximadamente 50% no período entre 2018 e 2021, passando de 6.463 para 9.653 pessoas. Vale ressaltar que tais dados estão subnotificados, conforme constatado pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o que indica que o número real de pessoas nessa condição é provavelmente ainda maior.
“Embora o aumento tenha sido significativo, observa-se que o poder legislativo não tratou da situação com a mesma proporção, deixando de apresentar medidas efetivas para solucionar ou, pelo menos, amenizar o problema. Nesse sentido, a Frente Parlamentar visa promover uma articulação efetiva entre os parlamentares e a sociedade civil para construir soluções concretas para a questão. Espera-se que, por meio dessa iniciativa, seja possível avançar no desenvolvimento de políticas públicas mais abrangentes e eficazes, garantindo assim a dignidade e os direitos dessa parcela vulnerável da sociedade”, destaca o requerimento de pedido de criação da nova frente parlamentar.
A Frente terá vigência até o final da legislatura, em dezembro de 2026, buscando promover ações concretas e de longo prazo para a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de rua no Paraná.
Assembleia Legislativa do Paraná.
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Comentários estão fechados.