Foto: PMPR
Em março, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Paraná iniciou um projeto para alcançar mais crianças e adolescentes com educação no trânsito. Desde então 860 alunos de 11 instituições de ensino receberam a visita dos militares estaduais por meio do BPTran nas Escolas. A iniciativa atende Curitiba e Região Metropolitana e proporciona formação das crianças, permitindo que desenvolvam desde cedo uma consciência sólida sobre segurança, responsabilidade e respeito no trânsito.
“É fundamental que as crianças compreendam que não são apenas pedestres e passageiros, mas também têm a responsabilidade de adotar comportamentos seguros e respeitar os direitos dos outros usuários das vias. Essa educação no trânsito tem o objetivo de transformar as crianças em cidadãos conscientes e responsáveis. Queremos um futuro em que as ruas sejam espaços de convivência pacífica e respeito mútuo”, explica a tenente Fernanda Andrade, responsável pela Comunicação Social do BPTran.
O BPTran nas Escolas aborda assuntos voltados à educação no trânsito através de instruções teóricas e práticas de forma lúdica, para que as crianças aprendam a se portar nas vias, e até mesmo corrigir os adultos quando perceberem atitudes incorretas.
São ministradas palestra sobre temas como “O que é Trânsito, Pedestres, Passageiros, Motoristas e Ciclistas”, e os canais de comunicação via 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros, 192 do SAMU e 181 do Disque-Denúncia. O projeto também conta com atividades práticas com o uso de tabuleiro gigante, televisão com vídeos educativos, atividade dinâmica no painel interativo de ímã e semáforo, demonstração de materiais.
AGENDAMENTOS – Para participar, as escolas devem fazer inscrição neste link, que está disponibilizado também no site oficial da Polícia Militar e pelo WhatsApp da Comunicação Social do BPTran, pelo (41) 3281-1614. Após realizada a inscrição, o responsável pela escola deverá aguardar até sete dias úteis para obter o retorno com o agendamento da data.
Comentários estão fechados.