Com habilidade para lidar com o mundo virtual, Padre Fábio de Melo, aos 52 anos, conquistou o título de religioso mais influente do Brasil em uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2023.
A pesquisa, conduzida por meio de uma enquete virtual com 1.500 participantes entre os dias 2 e 9 de maio, revelou que 16% dos entrevistados citaram o padre, o dobro do segundo colocado, Marcelo Rossi. Em seguida, aparecem o pastor Claudio Duarte, o Papa Francisco e Silas Malafaia. A margem de erro é de três pontos percentuais.
A ascensão das redes sociais no Brasil caminhou lado a lado com a trajetória clerical de Padre Fábio de Melo desde o início do século 21. Sua relação com as plataformas online se aprofundou anos mais tarde, quando um jovem pianista que o acompanhava decidiu criar uma conta no Twitter em seu nome. Em seguida, a amiga Guilhermina Guinle sugeriu que ele experimentasse também o Instagram.
A incursão digital de Padre Fábio de Melo teve início quando já era amplamente reconhecido por unir o sacerdócio e a música. Foi no Twitter, onde possui uma base de 8,5 milhões de seguidores, que ele descobriu o poder das redes sociais, tanto positivo quanto negativo.
Inicialmente, sua presença online era mais séria, buscando transmitir uma imagem formal. Como professor universitário de teologia e filosofia, o padre almejava conquistar respeito e ir além da percepção superficial de “padre bonitinho que também canta”.
No entanto, em determinado momento, Padre Fábio de Melo viu graça na falta de entusiasmo do público durante uma premiação musical e fez um comentário bem-humorado a respeito. O comediante Marcelo Médici compartilhou o post, e o clérigo passou a atrair seguidores fora do círculo católico.
Com o tempo, ele aprendeu a equilibrar humor e espiritualidade, evitando ser rotulado apenas como um palhaço. Ele enxerga cada oportunidade de se expressar como uma forma de estabelecer uma conexão entre as pessoas e o Evangelho. Durante a pandemia, alcançou o auge de sua presença virtual, participando de missas que atraíram até 700 mil espectadores ao vivo.
Além de suas mensagens evangelizadoras, Padre Fábio de Melo também se manifesta sobre questões sociais, criticando, por exemplo, o racismo enfrentado pelo jogador Vini Jr.
No entanto, sua influência na internet também o coloca sob constante escrutínio. Já foi acusado de gordofobia e pediu desculpas por compartilhar um vídeo de um homem obeso caindo sobre outro na praia.
No campo político, Padre Fábio de Melo afirma que já expressou suas opiniões no passado, mas atualmente evita declarar preferências, pois se vê atacado tanto por conservadores que o consideram moderno demais quanto por esquerdistas que o veem como conservador.
Foto: Reprodução / Instagram
Comentários estão fechados.