O Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de cerveja globalmente, superado apenas pela China e pelos EUA. Prevê-se um aumento de 4,5% em suas vendas para 2023, atingindo um impressionante volume de 16,1 bilhões de litros, segundo revela o estudo da Euromonitor International, apresentado ao Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
Em comparação com o ano anterior, 2022, as cervejarias brasileiras tiveram um aumento substancial de 11,6%.
Estes insights foram retirados do Anuário da Cerveja 2022, uma publicação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que fornece dados sobre os registros de empresas e produtos em seu escopo.
Junto ao MAPA, o Sindicerv, uma instituição que defende a indústria de cerveja brasileira e suas cadeias de produção, planeja realizar o evento “Confraria Sindicerv: Números do Setor”. A apresentação irá acontecer no Espaço Renata La Porta, em Brasília, na quinta-feira (5/7), às 19h. O objetivo é divulgar os resultados significativos obtidos pela indústria no relatório mencionado.
Veja alguns dados e curiosidades do mercado de cervejas do Brasil
Dentro do cenário cervejeiro brasileiro, que gera bilhões em renda e emprega um vasto número de pessoas, existem alguns fatos e números fascinantes:
Mais de mil cervejarias estão oficialmente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil. Dessas, 95% são categorizadas como micro ou pequenas empresas.
O estado de São Paulo se destaca como o maior produtor de cerveja no país, responsável por 34% do volume total. Minas Gerais e Rio Grande do Sul seguem com 13% e 11% respectivamente.
A cerveja mais popular no Brasil é a Skol, propriedade da Ambev, a maior cervejaria da América Latina e quarta maior globalmente. Brahma, Antarctica, Heineken e Bohemia também são marcas bem conhecidas.
O Brasil figura entre os principais exportadores de cerveja globalmente, tendo exportado 3,4 milhões de hectolitros para mais de 60 países em 2020, com Paraguai, Argentina e Bolívia como principais destinos.
A diversidade de estilos e sabores de cerveja no Brasil é impressionante, variando das tradicionais lagers e pilsens às artesanais IPAs, porters e sour beers. Algumas cervejas brasileiras, como Wäls Dubbel, Colorado Demoiselle e Bodebrown Wee Heavy, já receberam prêmios internacionais.
A forte cultura cervejeira do Brasil se manifesta por meio de festivais, eventos, bares, pubs e lojas especializadas. Entre os eventos mais importantes estão o Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau (SC), e o Mondial de la Bière, que acontece no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), atraindo milhares de visitantes.
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Comentários estão fechados.