A programação da festividade inicia às 15h. O evento está sendo realizado no Parque de Exposições de Maringá, com entrada gratuita.
Por Redação
Neste sábado (24), a fogueira vai ser acesa e serão prestadas as honras a São João Batista, o santo do dia. Será o auge da programação do I Rural Maringá Junino. Evento que, desde quinta-feira, mobiliza moradores de todo o noroeste do Paraná, está sendo realizado no Pavilhão de Indústria e Comércio, localizado no Parque Internacional de Exposições da cidade.
O recinto foi transformado no maior “arraiá” do Sul do País. Todo caracterizado, com os símbolos e manifestações folclóricas dos festejos juninos, o local chama a atenção dos visitantes. “O clima do Pavilhão Azul é semelhante ao dos “arraiás” do Nordeste”, compara o prefeito de Munhoz de Mello e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Pró-Amusep), Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes; nordestino, natural de Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas.
Tarde
Na abertura da programação deste sábado, às 15 horas, os convidados serão recepcionados no Corredor do Forró, com composições dessa expressão musical, que ganhou a mundo ao som da zabumba, triângulo e a sanfona. Às 15h30, no Palco Lampião, Cíntia do Forró vai convidar o público para dançar aos acordes do forró pé de serra, baião e xaxado, de autorias de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros.
Às 16h45, na Arena Forró, a Quadrilha Mistura Gostosa volta a se apresentar. O grupo de dançarinos de Campina Grande, Estado da Paraíba, está em Maringá, desde quinta-feira, dia de abertura do Rural Maringá Junino.
Às 17h30, J. Peres e Rique Galiani comandam o Sunset Sertanejo, no Palco Lampião. “A programação do I Rural Maringá Junino abre espaço para músicos, grupos e artistas locais e regional, para valorizar o trabalho deles e as manifestações artísticas do noroeste do Paraná”, diz Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural, entidade realizadora do evento, idealizado para a ser o maior São João do Sul do Brasil.
Noite
Às 19h40, o I Rural Maringá Junino abre espaço para a solenidade oficial dos Festejos de São João, com a puxada do mastro e o acionamento da fogueira. “É um dos momentos mais esperados”, destaca Iraclézia.
Em seguida, haverá a rodada do Concurso de Dançarinos de Forró, onde os casais vão mostrar as coreografias e habilidades deles na Arena Forró. Depois, a Quadrilha Mistura Gostosa volta a se apresentar. O encerramento da noite será com o show da dupla Tales e Conrado, no Palco Lampião.
Gratuito
O acesso ao Rural Maringá Junino é GRATUITO. A entrada dos pedestres é pelo portão principal do Parque de Exposições, localizado na Avenida Colombo. Além da dança e do ritmo nordestino, o evento tem culinária típica dos festejos juninos e cardápio variado, Poço do Desejo, correio elegante, entre outras atrações.
Solidariedade
Para as pessoas que desejarem fazer um gesto de solidariedade, o Rural Maringá Junino tem um espaço para receber doações de roupas e agasalhos. Depois, o material recebido será repassado para entidades filantrópicas.
Estacionamento
Para estacionar os automóveis, dentro do Parque de Exposições, a taxa é de R$ 20,00. Os acessos aos estacionamentos serão pelo Portão 3, na Rua Haiti, para os sócios; e no portão da Avenida Guaiapó, para o público em geral.
Foto: Divulgação
Comentários estão fechados.