Foto: Reprodução / Ilustrativa
A Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente de Sarandi avançou recentemente na construção de um fluxograma de atendimento visando combater a violência sexual. Durante a reunião, representantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município estiveram presentes.
Essa comissão tem realizado reuniões frequentes com o objetivo de estabelecer protocolos mais rigorosos para amparar vítimas e testemunhas de violência sexual, especialmente crianças e adolescentes. A definição desse modelo de atendimento é de extrema importância para estabelecer parâmetros no combate à violência sexual contra essa faixa etária vulnerável.
Um dos dispositivos que serão utilizados é a ‘escuta especializada’, um tipo de audiência realizada por todos os integrantes da rede de proteção. Esse procedimento visa evitar que a criança ou adolescente tenha que repetir os detalhes traumáticos do crime do qual foi vítima ou testemunha ao ser atendido por diferentes serviços.
A reunião contou com a participação de representantes de importantes órgãos, como as secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Econômico, a APAE Sarandi, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Conselho Tutelar.
Comentários estão fechados.