Maringá registra queda de 57% em homicídios no 1º trimestre, aponta SESP

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Nos 25 municípios da região, 19 pessoas foram assassinadas entre janeiro e março.

  • Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Nos 25 municípios da região, 19 pessoas foram assassinadas entre janeiro e março.

    Por Victor Ramalho

    Maringá registrou uma queda de 57% nos homicídios no 1º trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR).

    De acordo com o órgão, três pessoas foram assassinadas na cidade entre janeiro e março deste ano. Nos três primeiros meses de 2022, foram sete assassinatos. Nas estatísticas da Secretaria de Segurança, entram quatro tipificações de homicídio, sendo elas: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal com resultado de morte e feminicídio.

    Conforme a base de dados do Governo do Estado, uma pessoa foi assassinada em fevereiro e duas em março na Cidade Canção. Os três casos foram classificados como homicídio doloso, que é quando um indivíduo mata o outro de forma intencional, segundo o Código Penal.

    A Secretaria de Segurança Pública do Paraná realiza o medidor de homicídios em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). Maringá pertence a 17ª AISP do Paraná, que abrange 25 municípios. Em toda a região, foram 19 assassinatos em 2023 contra 21 em 2022, uma queda de 9%.

    Na região nos três primeiros meses de 2023, a cidade que mais teve assassinatos foi Sarandi, com 10, sendo 2 registrados em janeiro, 4 em fevereiro e 4 em março, todos classificados como homicídio doloso.

    Foto: Arquivo/Agência Brasil

    Comentários estão fechados.