No sexto mês de sua gestão, o Presidente Lula (PT) é aprovado por 37% dos brasileiros, enquanto 27% desaprovam sua administração, de acordo com a última pesquisa da Quaest divulgada hoje, quarta-feira, 21. A avaliação revela que 32% da população considera o governo regular, e 4% se abstiveram ou não conseguiram formular uma opinião.
O estudo, conduzido pela Genial/Quaest, entrevistou presencialmente 2.029 indivíduos de 16 anos ou mais, entre 15 e 18 de junho, em 120 cidades. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Comparativamente aos dados de abril, a aprovação subiu um ponto, e a reprovação caiu dois pontos. O percentual daqueles que avaliam o governo como regular também subiu três pontos. Todas as variações estão dentro da margem de erro.
Os resultados da Quaest ecoam os dados recentes do Datafolha, realizados entre 12 e 14 de junho, mostrando uma aprovação de 37% e uma reprovação de 27%. Os que avaliaram o governo como regular somaram 33%, e 3% se abstiveram de opinar.
Os dados do Datafolha revelam que a aprovação de Lula nos primeiros seis meses é inferior à mesma fase de seus primeiros dois mandatos, quando atingiu 42% e 48%, respectivamente. Essa porcentagem também é menor do que a de Dilma Rousseff (PT) em seu primeiro mandato, com 49% de aprovação, e a de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1995, com 40%.
Desempenho aprovado por 56%
Segundo a pesquisa da Quaest, quando perguntados sobre o desempenho de Lula, 56% dos entrevistados aprovaram o seu trabalho, um aumento de 5 pontos em relação à pesquisa anterior.
Os que desaprovam a gestão do Presidente Lula somam 40%, uma queda de dois pontos percentuais em relação a abril. Os que não quiseram ou não puderam responder a essa pergunta totalizaram 4%.
De acordo com a Quaest, houve uma recuperação da avaliação positiva da gestão de Lula nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Por exemplo, no Norte, a aprovação do trabalho de Lula aumentou de 46% para 56%, enquanto a desaprovação diminuiu de 47% para 42%.
No Sul, em abril, a desaprovação ao trabalho de Lula era de 51%, comparada a 43% de aprovação. Agora, são 49% e 48%, respectivamente. No Nordeste, a situação permanece estável, com 71% aprovando o trabalho de Lula, mesmo patamar da pesquisa anterior.
A pesquisa é patrocinada pela Genial Investimentos, uma corretora de investimentos digital, controlada pelo banco Genial.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Comentários estão fechados.