Judô, do projeto Superação, atende 350 crianças e adolescentes em Sarandi

Mais do que estimular a prática de atividades físicas, o projeto tem como objetivo promover a cidadania e a disciplina entre os participantes.

  • O projeto Superação, criado pela Prefeitura de Sarandi e desenvolvido pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, alcança mais de 3,2 mil pessoas de diversas idades em 19 oficinas culturais e esportivas.

    Mais do que estimular a prática de atividades físicas, o projeto promove a cidadania. Bom exemplo disso é o trabalho realizados pelos irmãos Janaína e Ubirajara do Santos nas oficinas de judô.

    Faixas pretas 3º Dan, grau de maestria na arte marcial com escala até 10, os professores trabalham com cerca de 350 crianças de adolescentes, de 4 a 17 anos, em quatro locais de treinamento distribuídos em pontos estratégicos da cidade. A exigência para participar dos treinamentos do judô incluem matrícula escolar, assiduidade e bom comportamento. Essa é o alicerce para formar atletas e bons cidadãos.

    “Nossos ensinamentos vão muito além do tatame”, afirma Janaína Santos. “A prática do judô desenvolve e aprimora sentimentos de respeito e disciplina”, acrescenta, lembrando que a convivência também favorece o trabalho em equipe, melhora as relações com pais e professores e reflete também na alimentação e na qualidade de vida. “É um enorme conjunto de benefícios”, reconhece.

    O trabalho também descobre talentos e o judô do projeto Superação vai acumulando reconhecimento em competições estaduais nacionais, com títulos e medalhas em diversas categorias. Maria Vitória dos Santos e Kauane Martinelli foram convocadas recentemente com a seleção brasileira em São Bernardo do Campo (SP). Integraram seleto grupo escolhido entre atletas do PR, SP, RS e SC.

    Exemplo inspirador para praticantes do judô dentro do projeto, Thifany Silva Alves, 18 anos, acumula vitórias dentro e fora do tatame. Estudante de Nutrição e Educação Física, resume suas conquistas numa frase curta: “mão desistir nunca”.

    Mateus Vinícius dos Santos, 17 anos, iniciando o curso de Educação Física, destaca o aprendizado da disciplina, humildade e respeito fortalecido com a prática do judô.

    Em visita a um dos polos de treinamento, o prefeito Walter Volpato, contou um pouco de sua história e enfatizou a importância do esforço e determinação na busca de objetivos. “Nunca desistam de seus sonhos. Sempre persistam e insista”, disse. O projeto é Superação é coordenado pelo secretário Cláudio Souza, entusiasta do esporte e da cultura como ferramentas de promoção da cidadania.

    Foto: Divulgação

    Comentários estão fechados.