Angina Pectoris, o que é?

A Angina Pectoris acontece quando ocorre o estreitamento das artérias que levam o sangue para o coração, o que leva um desconforto com pressão no peito.

  • A Angina ou Angina Pectoris, acontece quando ocorre o estreitamento das artérias que levam o sangue para o coração, e apresenta um desconforto com pressão no peito, com muita dor, principalmente durante a prática de algum esforço físico.

    São conhecidos 3 principais tipos de Angina, que se são diferentes apenas nos sintomas que apresentam e pelos fatores que são peculiares a cada uma.

    A Angina Estável é percebida por um desconforto inicial no peito que acontece de forma que pode ser sentida, pois se repete sempre que o paciente realiza uma determinada quantidade de esforço, com dores que podem ocorrer por 1 a 5 minutos e ao submetê-lo a repouso imediato, os sintomas desaparecem e podem acontecer com certa rotina e durar por até 2 meses.

    Angina instável é marcada por uma dor que acontece, mesmo quando o paciente não está exercendo nenhum esforço físico e pode estar em repouso. O diagnóstico é definido por exames de seriados de eletrocardiogramas e com marcadores cardíacos.

    A Angina variante ou Angina Prinzmetal ocorre com a contração repentina das coronárias. Com essa redução, o fluxo de sangue ao coração é diminuído, e acontecem com mais frequência no início da manhã, durante a noite ou em horários rotineiros durante qualquer parte do dia ou da noite.

    Você está percebendo que a Angina pode ser classificada popularmente como um pré infarto, mas quando acontece, não se enquadra nos sintomas característicos de um infarto, durante os exames clínicos. As causas são o entupimento das veias coronárias que irrigam o coração, ou seja, as causas são as mesmas, quando nossas velhas conhecidas, as placas de gordura, se manifestam.

    Os procedimentos para a solução da Angina, podem ser realizados por tratamento com medicamentos específicos, mas pode também ser solucionado com a implantação de stent que vai garantir a circulação do sangue e a nutrição suficiente do coração do paciente.

    Os cuidados para a prevenção, não são diferentes de todos que temos falado aqui: cuidar do peso, se estiver muito acima do limite estabelecido para a sua altura, reduza-o. Mas procure perder peso aos poucos com alimentação controlada com baixo valor calórico, com muita fibra e pouca gordura.

    Se você faz uso do cigarro, isso pode desencadear crises de angina, a presença da nicotina nos pulmões faz o coração trabalhar com mais força e isso pode ser uma das causas.

    Praticar exercícios, pois qualquer pessoa pode caminhar um pouco que seja, por um tempo mínimo de trinta minutos. Sua carga de stress diário precisa ser administrada. Esse é um grande contribuinte para os casos de doenças do coração.

    Nem preciso falar do controle da pressão arterial. Da quantidade de sal na alimentação e o aumento no consumo de potássio e cálcio. Faça pequenas refeições de 3 em 3 horas substituindo as três tradicionais, café da manhã, almoço e jantar.

    Sempre que possível, descanse depois das refeições. Um copo de vinho ou uma latinha de cerveja são suficientes para o seu consumo de álcool. Não entre naquela de que gosta de frio ou de calor e não sofra desnecessariamente com o excesso dessa ou daquela temperatura.

    Procure um cardiologista de confiança para fazer exames físicos e clínicos para detectar prováveis sintomas, pois, caso seja necessário, o seu médico vai indicar que, você deve começar a tomar um medicamento para a Angina antes de praticar esforços físicos, pois não se pode esperar que as coisas se compliquem para começar a se prevenir. A Angina está entre aqueles diagnósticos que podem levar a um quadro mais sério, que pode ter como consequência aquela emergência cardíaca que pode ser tarde demais para se cuidar.

    Nosso WhatsApp está de plantão 24 horas: 44 9 8840-8228.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @wayhomestudio

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.