Os dados são da Polícia Civil do Paraná e são relativos ao período entre 2019 e 2023. Em quase metade das ocorrências, a vítima é um homem adulto.
Por Redação
O Paraná registrou um aumento de 60% nos registros de crimes que envolvem vazamentos de nudes. Os dados são de um levantamento da Polícia Civil do Paraná (PC-PR), realizado a pedido do portal Bem Paraná. Conforme a autoridade policial, foram 859 boletins de ocorrência registrados em todo o Estado entre 2019 e 2023.
Os números foram subindo gradativamente, com 171 registros em 2019 e 273 apenas no ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), também responsável pelo levantamento, 49% das vítimas do crime no período foram homens adultos (421 ocorrências), seguidas de mulheres adultas, com 39% dos casos (337 ocorrências). A base de dados da Polícia Civil ainda computa 82 crimes envolvendo adolescentes e 19 envolvendo crianças.
Ao Bem Paraná, o delegado-chefe do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), José Barreto, explica que o fato dos homens liderarem o indicador das vítimas expressa uma prática de crime rotineira, conhecida como “golpe da novinha”.
“Notamos que esse golpe específico afeta muito homens de meia idade, a partir dos 40 até os 70 anos. A pessoa está carente, às vezes não tem uma vida sexual ativa e os golpistas se aproveitam disso, botam a foto de uma menina bonita para chamar a atenção daquele homem e começam a conversa, motivando ele a fazer o que aquele criminoso quer. Depois que a pessoa manda a foto, começam as ameaças: ‘se você não me pagar tanto, eu vou encaminhar, vou mandar essas imagens para a tua família, para os teus amigos’. Acontece, inclusive, do homem pagar e, mesmo assim, eles começarem a divulgar as imagens”, explica o delegado.
Leia a reportagem completa do portal Bem Paraná.
Imagem Ilustrativa/Tânia Rego/Agência Brasil
Comentários estão fechados.