A última pesquisa do Instituto Ipsos revela que uma significativa maioria dos brasileiros, cerca de 89%, afirmam sua crença em Deus ou em uma força maior.
Esta pesquisa internacional, conduzida em 26 países, totalizou 19.731 participantes, incluindo 1.000 no Brasil, e foi realizada no período de 20 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano, com uma margem de erro de 3,5%.
Em comparação global, o Brasil se destaca na crença divina, figurando no topo do ranking, juntamente com a África do Sul (89%) e a Colômbia (86%). Por outro lado, as nações com menor índice de crença em Deus foram o Japão (19%), Coreia do Sul (33%) e Holanda (40%), enquanto a média global situa-se em 61%.
Intitulado “Global Religion2023”, o estudo foi realizado através da plataforma online Global Advisor da Ipsos, e na Índia, por meio da IndiaBus.
O Brasil também se destaca quando se trata de crença no paraíso, com 79% dos entrevistados afirmando essa convicção, igualando-se ao índice do Peru.
Na outra extremidade, 66% dos brasileiros afirmaram acreditar na existência do inferno, colocando o Brasil em segundo lugar neste quesito, atrás da Turquia (76%). A Bélgica (16%), Suécia (21%) e Espanha (22%) são os países com os menores índices de crença na existência do inferno.
Ademais, 90% dos brasileiros entrevistados concordam que a crença em Deus ou em forças superiores fornece uma maneira de superar crises, sejam elas doenças, conflitos ou desastres.
Na questão de afiliação religiosa, 76% dos brasileiros entrevistados afirmaram seguir uma religião, sendo que a maioria se identificou como cristã (70%).
Imagem: Freepik / Foto criada por @jcomp
Comentários estão fechados.