Maringá terá ato de apoio para Deltan Dallagnol, cassado pelo TSE

Uma manifestação está marcada para o domingo (21), às 15h, em frente ao prédio da Justiça Eleitoral de Maringá. 

  • Uma manifestação está marcada para o domingo (21), às 15h, em frente ao prédio da Justiça Eleitoral de Maringá.

    Por Victor Ramalho

    Maringá terá uma manifestação de apoio ao deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Deltan Dallagnol (Podemos). O evento, organizado pelo diretório municipal do Movimento Brasil Livre (MBL), está marcado para domingo (21), às 15h, em frente ao prédio da Justiça Eleitoral de Maringá, na Avenida Gastão Vidigal.

    A cassação do ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) ocorreu na noite de terça-feira (16), por unanimidade: foram 7 votos a 0 no plenário do TSE. No entendimento do tribunal, Dallagnol cometeu irregularidades quando pediu exoneração do cargo que exercia no Ministério Público para entrar na política. Acontece que o ex-procurador respondia a processos disciplinares internos e, segundo o TSE, pediu exoneração para escapar das punições.

    Por conta da atuação no âmbito da operação Lava-Jato, Dallagnol ostentava status de celebridade em Maringá. Apenas em 2022, ano da eleição, o político do Podemos visitou a Cidade Canção em pelo menos três oportunidades, todas em agendas partidárias e encontros com lideranças locais. Ele foi o um dos deputados federais com maior votação na cidade no ano passado, ultrapassando os 17 mil votos.

    Para o seu lugar, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já designou um substituto: trata-se do Pastor Itamar Paim, primeiro suplente do Partido Liberal (PL). Concorrendo a um cargo público pela primeira vez em 2022, ele fez mais de 47 mil votos representando a região de Paranaguá, cidade onde comanda a Igreja do Evangelho Quadrangular.

    Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

    Comentários estão fechados.