A alimentação nos cuidados do coração

Veja as principais recomendações da Associação Americana do Coração, para manter seu coração o mais saudável possível.

  • Parece que vivemos 70, 80, 90 anos ou mais e muitos de nós esquecemos, imersos em meio a um monte de outras preocupações, de cuidar da nossa saúde, principalmente do coração, que quando ele pede socorro com seus sintomas característicos, pode ser tarde demais. Não é verdade?

    Já falamos da importância da água, dos exercícios físicos e hoje vou falar um pouco sobre alimentação, que nos tempos atuais, sempre é lembrada como algo muito importante, mas especificamente para o coração, o que significa essa importância?

    Para um coração saudável, é preciso que a alimentação seja cuidada e saudável, e muito se fala hoje em reeducação alimentar, para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares que, muitas vezes, se não prevenidas, se tornam fatais.

    Um dos fatores observados em primeiro lugar, segundo dados do Ministério da Saúde é a obesidade, que está presente na vida de um entre cada cinco brasileiros. Estando acima do peso normal, o coração fica sobrecarregado, comprometendo seu funcionamento, além do obeso estar sujeito a hipertensão, infarto do miocárdio e derrame cerebral.

    Quando se fala em dieta equilibrada, o resultado está diretamente está ligado à saúde do coração. Assim se, há uma predisposição genética para qualquer problema com o coração, com a ingestão de nutrientes, vitaminas e proteínas de forma adequada, a imunidade do corpo, tende a aumentar e desta forma se previne problemas como, aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura nas paredes arteriais e elevação da glicose no sangue.

    A Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA), uma das associações mais importantes dos Estados Unidos, recomenda que os novos hábitos alimentares sejam introduzidos a longo prazo no dia a dia, de forma muito diferente das mudanças imediatas na alimentação conforme as dietas da moda, às centenas na internet. As maiores tentações estão a um click no celular, formas rápidas de alimentação, como o fast-food, delivery, alimentos pré-prontos, entre outras segundo a AHA.

    Veja as principais recomendações da Associação Americana do Coração, para manter seu coração o mais saudável possível. O guia alimentar recém-atualizado busca ser funcional para qualquer pessoa, independente de restrições ou características culturais.

    É importante, segundo o guia da Associação: Ajustar a ingestão e o gasto energético para ter um peso saudável. Comer muitas frutas e verduras, sempre variadas. Comer grãos integrais em vez de refinados. Escolher fontes saudáveis de proteína. Usar óleos vegetais líquidos. Preferir alimentos minimamente processados. Reduzir a ingestão açucarados. Diminuir ou eliminar a ingestão de sal. Se você não bebe álcool, não comece; se beber, limite seu consumo. Siga essas dicas independentemente de onde os alimentos são preparados ou comidos.

    A orientação da Associação Americana do Coração é que essas recomendações sejam usadas para todos alimentos e bebidas, independentemente de onde sejam preparados, comprados e consumidos. Finalizando, o guia frisa: “Devem ser apoiadas políticas que incentivem escolhas alimentares mais saudáveis, como disponibilizar grãos integrais em vez de grãos refinados e minimizar o teor de sódio e açúcar nos produtos”.

    Quer saber mais sobre esse e outros fascinantes assuntos da saúde do coração e da hemodinâmica, ou precisa agendar uma consulta?

    É só clickar no link: https://linktr.ee/drmarcelopuzzi

    Foto: Freepik

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.