Parlamentares reforçam a necessidade de interagir com a população de Maringá e região

Com a colaboração de representantes da sociedade civil e de entidades do setor produtivo, deputados continuam o trabalho de mapear as demandas do Noroeste.

  • Foto: Dálie Felberg / CD

    A Assembleia Itinerante está recebendo representantes de diversos segmentos da sociedade para escutar experiências, colher sugestões e debater as demandas da população. A iniciativa criada pela Mesa Executiva do Poder Legislativo para rodar os principais municípios do Estado ouvindo sugestões e reivindicações da sociedade entrou em seu segundo dia nesta quinta-feira (11). O espaço da Assembleia Legislativa da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) recebeu políticos, lideranças da sociedade civil organizada e representantes do setor produtivo.

    Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), a Assembleia Itinerante permite democratizar ainda mais o trabalho dos parlamentares. “Estamos aproximando a população do Poder Legislativo. Esta interiorização tem um grande objetivo democratizar o Poder, permitindo que qualquer cidadão possa interagir com a Assembleia e com os deputados e deputadas. Por isso, nós definimos que estaremos percorrendo o Paraná, interiorizando a Assembleia, ouvindo as entidades, ouvindo a população e a sociedade organizada. Ao final de tudo isso, nós vamos fazer um resumo das sugestões, que serão apresentadas para que possamos trabalhar isso em sintonia com os deputados que representam a região noroeste e outras regiões do estado”, avaliou Traiano.

    Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a interação criada pelo programa permite melhorar as políticas públicas do Paraná. “Esse é um momento muito importante para os deputados interagirem com a população de uma maneira geral e também, é claro, com todo setor produtivo e com a sociedade civil organizada. Ao mesmo tempo, o parlamento está aberto e receptivo, trabalhando o tempo todo de forma clara e transparente, recebendo as demandas da população. Este é um debate fundamental para você estruturar as melhores políticas públicas. É justamente você ouvir o que cada segmento tem a contribuir com esse papel que só é possível de ser feito se você abre os seus ouvidos. A Assembleia presente aqui é isso: ouvir as demandas das pessoas, podendo interagir com todos aqueles que desejarem”, ressaltou o parlamentar.

    Interação

    Já o deputado Tiago Amaral (PSD) comentou que o momento permite que parlamentares de outras regiões possam interagir com pessoas de cidades diferentes. “A Assembleia Itinerante é fundamental. As feiras são locais que atraem o público da área rural e da cidade. Aqui é uma das melhores oportunidades, principalmente para os deputados, para conhecer um pouco mais a realidade da região. Nosso Estado é muito diferente. A gente pega a região Oeste, a região Sudoeste, a região Sul, a própria capital, que são de características muito distintas das nossas. Então é importante os deputados virem para cá. Cria-se a oportunidade de estar mais próximo da região e das feiras aqui do Norte e Noroeste do Paraná. Então, realmente é um modo único de integrar ainda mais o nosso Estado e a população, criando a oportunidade de conversar com os parlamentares”, frisou.

    No entendimento do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), a troca de experiências entre a população e os representantes de diferentes regiões é fundamental. “Nós participamos da feira de Londrina, região da qual eu faço parte. Sou de Arapongas e hoje nós estamos aqui prestigiando os nossos deputados da região de Maringá. Então a Assembleia Itinerante pode proporcionar esse movimento de aproximação da população com os deputados. É uma oportunidade muito grande de poder conversar com as pessoas. Já as pessoas podem entender um pouquinho mais como funciona a nossa Assembleia Legislativa”, disse.

    A visão é semelhante a do deputado Adão Litro (PSD). “A iniciativa é importante para vermos as necessidades da população. Eu sou da região do Sudoeste, da cidade de Dois Vizinhos, mas somos deputados de todo o Paraná. Por isso nós viemos aqui para ver as necessidades da população e levá-las ao governador Ratinho Júnior. Nós fazemos parte da base do governo para ver as reivindicações e, dessa forma, atender as necessidades da cidade e da região”, concordou.

    Representante de Maringá na Assembleia, o deputado Soldado Adriano José (PP) lembrou que a Assembleia Itinerante tem atingido seu objetivo, que é receber as reivindicações populares. “A Assembleia Itinerante é aquilo que nós já esperávamos. Nós podemos ver que realmente a população tem participado. Temos recebido aqui em nosso estande muitas lideranças da região, prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, pessoas que têm interesse de ingressar no mundo da política. Também estamos recebendo muitas demandas aqui da região, como as ligadas a pavimentação, recursos na área da saúde, entre outras. Está sendo um motivo de orgulho acontecer na prática aquilo que nós esperávamos: as pessoas sentindo de perto a aproximação com a Assembleia Legislativa”, avaliou.

    Proximidade

    Para o deputado Requião Filho (PT) a Assembleia Itinerante permite que as pessoas conheçam mais de perto o trabalho parlamentar. “Trazer agora a Assembleia Itinerante para Maringá é importante para que o povo possa estar mais perto de nós e conhecer melhor o nosso trabalho: o que fazemos, o que deveríamos fazer e o que podemos fazer pela região e pelo estado do Paraná”, disse.

    Para o deputado Denian Couto (PODE), um dos destaques da iniciativa é o estreitamento do relacionamento com a sociedade e o setor produtivo. “Eu penso que a Assembleia Legislativa está onde ela tem que estar, que é perto da população, ouvindo a sociedade, ouvindo as vozes do setor produtivo. Nós estamos na Expoingá, uma das maiores feiras agropecuárias do país. O agronegócio é o motor da nossa economia no Paraná e no Brasil. Aqui é o momento de ouvir as demandas, de sair com ideias para projetos de lei, de ouvir também a comunidade e a sociedade naquilo que precisa ser fiscalizado no Governo. Então, eu não acredito em política de castelo. O político tem que sair da sede e estar onde a população está”, disse.

    “É muito importante esse evento da Assembleia que está passando por diversas cidades do estado do Paraná para justamente estar vendo as demandas das regiões e poder levar para Curitiba, pra Casa para poder discutindo e atender à população”, disse o deputado Samuel Dantas (SD).

    “Uma ação de interiorização da Assembleia é importante para aproximar a população do parlamento. Muito importante, a gente estar aqui na região de Maringá, na AMUSEP. Vem, região que é meu berço, nascido aqui na região, uma região que a gente tem muitos amigos. E pessoas e um compromisso muito grande. E a Assembleia estar aqui dando acesso a população, discutindo de perto problemas, conhecendo a realidade e ouvindo as pessoas. Quero parabenizar a direção da nossa Casa por essa iniciativa”, avaliou o deputado Arilson Chiorato (PT).

    “Essa ação aproxima a Assembleia do cidadão em todas as regiões do estado. É, sem dúvida, uma decisão da Mesa Diretora da Casa, com o apoio de todos os parlamentares, que faz com que a gente esteja mais próximo, no sentido não só de mostrar o que a assembleia tem feito, os projetos, as ações, como também fazer com que a conheçam um pouco mais, acessando, conversando, encontrando os deputados, inclusive acompanhando uma sessão como aquela que nós realizaremos aqui”, concluiu o deputado Artagão Junior (PSD).

    Comentários estão fechados.