Oficialmente, a cidade está celebrando 76 anos. No entanto, Maringá só se tornou oficialmente um município em 1951. Entenda a história.
Por Redação
Nesta segunda-feira (8) é feriado em Maringá, em comemoração ao aniversário da cidade. Uma série de atividades, como o desfile cívico, a bênção aérea de helicóptero e o show de aniversário estão programadas para a população ao longo do dia.
Apesar de não ser uma dúvida que permeia boa parte das pessoas, algumas questionam: afinal, quantos anos Maringá está completando em 2023? No material institucional, o município afirma estar completando 76 anos, tomando como referência de fundação o dia 10 de maio de 1947.
No entanto, Maringá só foi se tornar uma cidade emancipada em 14 de novembro de 1951, há pouco menos de 72 anos. Até então, a cidade era distrito de Mandaguari.
Então, por que a cidade tem como referência uma data anterior a sua emancipação? A história tem origem nos primeiros loteamentos. Conforme o acervo histórico da Secretaria Municipal de Cultura, presente no portal “Turismo Maringá“, da Prefeitura Municipal, 10 de maio de 1947 é o dia que a Companhia de Terras Norte do Paraná fundou um escritório na cidade, iniciando as vendas de terrenos da região do “Maringá Novo”.
A empresa foi a responsável pela demarcação e vendas dos primeiros lotes de terra na região. Maringá fazia parte de um projeto de cidade planejada pela própria companhia, mesmo quando ainda era distrito de Mandaguari. O primeiro projeto do gênero é datado de 1943 e assinado pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira.
Conforme o “Maringá Histórica“, com o andamento do projeto de colonização, o então vilarejo formou uma comissão de emancipação, em 1950, para reivindicar junto ao poder público estadual o status de cidade. No entendimento de parte da sociedade da época, não fazia mais sentido Maringá seguir vinculada à Mandaguari, por conta de seu rápido crescimento econômico e demográfico.
A oficialização da emancipação veio em 14 de novembro de 1951, após a sanção da lei Nº 790, do Governo do Paraná, estabelecendo as diretrizes sobre a nova divisão administrativa do Estado. Conforme o Maringá Histórica, o texto propôs “que os distritos que atendessem aos critérios mínimos, como número de eleitores, arrecadação de impostos, população, etc., seriam elevados a município.”
Assim sendo, Maringá completará, em novembro de 2023, 72 anos de emancipação. No entanto, poder público e sociedade civil organizada adotaram a data em que se iniciaram as vendas de terrenos na região do Maringá Novo, em maio de 1947.
Foto: Arquivo/PMM
Comentários estão fechados.