Osil Vicente Guedes, de 49 anos, teve morte encefálica confirmada após ser brutalmente agredido por moradores em Guarujá, litoral de São Paulo, vítima de fake news envolvendo o suposto roubo de uma motocicleta. Na verdade, a vítima havia recebido a moto emprestada pelo dono, que já prestou esclarecimentos à Polícia Militar.
A trágica situação relembra o caso de Fabiane Maria de Jesus, que foi linchada no mesmo município em 2013, após ser falsamente acusada de sequestrar uma criança.
O incidente ocorreu na última quarta-feira (3), em Vicente de Carvalho. Testemunhas relataram à PM que as agressões começaram após um grito de “pega ladrão” direcionado à vítima. Osil foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro, onde foi confirmada sua morte encefálica. O hospital aguarda a decisão da família sobre a possível doação de órgãos e oferece acompanhamento psicológico aos parentes.
O caso de Osil Vicente Guedes ecoa o espancamento de Fabiane Maria de Jesus, ocorrido há exatos nove anos em Guarujá. Fabiane foi brutalmente agredida após ser falsamente acusada de sequestrar uma criança para rituais de magia negra. A história de Fabiane inspirou a novela “Travessia”, exibida no horário nobre da Rede Globo.
As autoridades estão investigando o caso de Osil, e ainda não há informações sobre os agressores. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil está apurando o ocorrido, registrado como lesão corporal no 2º DP de Guarujá. Exames periciais foram requisitados ao Instituto de Criminalística (IC).
Esses episódios trágicos evidenciam a importância de combater a disseminação de fake news e a violência gerada pela desinformação.
Foto: Redes sociais
Comentários estão fechados.