Efeito Cartolouco: Maringá FC ganha 40 mil novos seguidores nas redes sociais

Em entrevista ao Maringá Post, o presidente do clube, João Vitor Mazzer, afirmou que o duelo contra o Flamengo e a parceria com o youtuber trouxeram um fato novo para o Tricolor: “Vimos o que é jogar contra um gigante”

  • Em entrevista ao Maringá Post, o presidente do clube, João Vitor Mazzer, afirmou que o duelo contra o Flamengo e a parceria com o youtuber trouxeram um fato novo para o Tricolor: “Vimos o que é jogar contra um gigante”.

    Por Victor Ramalho

    A chave já foi virada e, no momento, o Maringá FC só tem olhos e ouvidos para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série D, que ocorre no sábado (6), contra o XV de Piracicaba. Mesmo assim, os efeitos do duelo contra o Flamengo na Copa do Brasil ainda existem.

    Desta vez, não falamos do lado negativo, que foi a goleada sofrida no Rio de Janeiro, mas sim dos efeitos positivos que enfrentar uma equipe da elite trouxeram: engajamento nas redes e novas possibilidades comerciais. Em números absolutos, desde o anúncio do enfrentamento contra o rubro-negro carioca, o Tricolor da Cidade Canção ganhou mais de 40 mil novos seguidores em todas as suas plataformas digitais.

    Somente no Instagram, que é o maior canal do clube atualmente, foram 35 mil novos membros, que permanecem mesmo com a eliminação. O clube saltou de 64 mil para quase 99 mil seguidores em menos de 30 dias. Para além do jogo contra o Flamengo em si, quem também impulsionou essa marca foi a parceria pontual com o youtuber ‘Cartolouco’, que estampou a marca de seu canal nos calções do MFC nos dois jogos da terceira fase da Copa do Brasil.

    Conforme dito pelo próprio influenciador digital, foram investidos cerca de R$ 78 mil pelo patrocínio. Em entrevista ao Maringá Post, o presidente do Maringá FC, João Vitor Mazzer, deu mais detalhes da parceria. Segundo ele, a iniciativa partiu do próprio Cartolouco, que queria produzir um conteúdo diferenciado para o canal. A atmosfera que a cidade criou para o duelo proporcionou que isso acontecesse.

    “O Cartolouco nos procurou para essa ação, foi uma iniciativa dele. Temos um marketing muito antenado e descontraído. Sempre falamos que o intuito do nosso marketing é informar e entreter. O Cartolouco, como veículo bem posicionado, também tem uma comunicação muito descontraída. Então nós fechamos na hora, não pensando apenas na questão financeira, mas justamente essa parceria para produção de conteúdo. Nossa cidade está muito envolvida (na questão do futebol), o que proporcionou que ele viesse alguns dias antes para gravar e exibir tudo isso. Acabou dando muito certo, resultando em um conteúdo que não vemos muito no mercado”, afirma.

    Mazzer destaca que o crescimento das redes sociais do Maringá FC não é algo pontual, mas parte de um projeto que o clube conduz há algum tempo. Já forte no Instagram e Twitter, agora o clube explora outras plataformas, como o TikTok. Ele admite, no entanto, que jogar contra o Flamengo trouxe um “fato novo” para o clube, tanto comercialmente quanto esportivamente.

    “É importante salientar que nosso crescimento nas redes sociais não foi só em função do jogo contra o Flamengo. Já estávamos com cerca de 64 mil seguidores em nossa principal rede, que é o Instagram. Já fazemos um trabalho bacana também no Twitter, no YouTube, começamos mais recentemente o TikTok. E sim, quando aconteceu o sorteio, foi um efeito que não tínhamos conhecimento ainda, que o que era jogar contra um gigante brasileiro. O Flamengo trouxe isso para a gente. Em números absolutos, crescemos 47% de seguidores em nossas plataformas em 30 dias. Ficamos muito felizes com isso. Segundo um instituto que metrifica as relações na internet, tivemos 19 milhões de menções ao MFC em 12 horas, no período do jogo de ida contra o Flamengo. Isso projeta muito mais o nosso time e, claro, traz seguidores. Quanto mais fortes nossas redes estiverem, mais importante isso é, por se tratar de um canal direto de comunicação com os nossos torcedores, algo que é nosso”, diz o presidente.

    Ele também diz que o aumento da visibilidade proporcionado pelas redes vai ajudar o clube comercialmente. “Toda notoriedade ajuda o time comercialmente, pois o que o time primeiro vende em seu patrocínio é a mídia espontânea. Quanto mais os canais estão falando do Maringá, seja na mídia tradicional ou nas redes sociais, com a nossa marca exposta, sendo conteúdo de matérias, isso nos ajuda muito, pois é nossa principal fonte de receita. Com o ganho de exposição devido ao desempenho esportivo, com certeza isso satisfaz muito mais quem já está dentro do projeto e desperta o interesse em mais empresas estarem com o Maringá FC”, afirma Mazzer.

    Inicialmente, o clube segue voltando suas atenções para os patrocinadores locais. Mas nada impede o Maringá FC de, futuramente, expandir os horizontes com parceiros de outros locais do Brasil.

    “A nossa realidade de patrocinadores é local. Há alguns anos, sempre tivemos as vendas anuais. Pois em nossa realidade, buscamos empresas que querem se posicionar localmente, vender produtos e serviços na região de Maringá. Claro, essa projeção nacional pode trazer empresas de fora, mas se tratando de Série D, não é algo que traz a mesma visibilidade da Copa do Brasil. Quando tivermos em uma realidade de Série C ou B, isso poderá mudar de figura”, finaliza.

    Foto: Reprodução/Redes Sociais MFC

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