Foto: DER-PR
A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), assinou contrato para execução de serviços de manutenção de dez obras de arte especiais localizadas no Noroeste, nas regiões de Cianorte, Umuarama, Iporã e Brasilândia do Sul. Estão inclusas sete pontes, duas galerias e um passa gado nas rodovias PR-082, PRC-272, PR-323, PR-486, PR-490, PR-587 e PR-680. O investimento do Estado é de R$ 5,55 milhões.
As pontes serão totalmente revitalizadas, visando a segurança dos usuários e garantindo a prevenção de acidentes. Serão realizados reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, pintura externa, entre outros.
A ponte sobre o Rio Piquiri, entre Assis Chateaubriand e Brasilândia do Sul (PR-486), possui o maior orçamento, no valor de R$ 1,3 milhão. Para as pontes sobre o Rio Tapiracui, entre Cidade Gaúcha e Nova Olímpia (PR-082), e sobre o Rio Piava, em Maria Helena (PR-680), está prevista a construção de um novo muro de contenção. Entre Cianorte e Tuneiras do Oeste, a ponte sobre o Rio dos Índios, na PR-323, também ganhará reforço estrutural, além dos reparos básicos.
A localidade de cada obra de arte especial pode ser conferida neste mapa, na aba CP 206/2022. A empresa contratada é a Zuli Construtora de Obras Ltda, vencedora do processo de licitação após apresentar a melhor proposta e ter sua documentação habilitada pela comissão de julgamento do DER/PR.
As obras devem começar assim que for emitida a ordem de serviço, última etapa do processo legal para a execução dos serviços. O primeiro mês será dedicado à Ponte do Rio Xambrê, na PR-490, em Iporã, e ao passa gado localizado no km 519,79 da PRC-272, em Francisco Alves. O projeto não prevê necessidade de interdição total das pistas para o tráfego de veículos, exceto em casos excepcionais. O prazo para o término das obras é de nove meses.
INFRAESTRUTURA – As obras de manutenção fazem parte de um pacote de investimento para reformar 195 pontes, viadutos e trincheiras em todas as regiões do Paraná, sendo o maior da história do Estado, com um investimento de R$ 114 milhões. No total, são 20 contratos, com 11 já assinados, sendo cinco com obras em andamento, e o restante em processo final de licitação.
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