Paranapetro divulga nota explicando alta dos preços do etanol

A principal razão apontada para a recente alta no custo do etanol é o aumento expressivo nos preços nas usinas de cana-de-açúcar.

  • A Paranapetro divulgou uma nota explicando a recente alta no preço do etanol, que afeta os consumidores em todo o país. A principal razão apontada é o aumento expressivo nos preços nas usinas de cana-de-açúcar.

    Segundo dados do CEPEA/ESALQ, que realiza pesquisas de referência no sul e sudeste do Brasil, o preço do etanol nas usinas subiu mais de 15% nas últimas quatro semanas, desde o final de março. Como resultado, as distribuidoras de combustíveis repassam essas altas para os postos de gasolina, afetando diretamente os consumidores finais.

    Além disso, é importante lembrar que a gasolina comum vendida no Brasil possui 27% de etanol em sua composição, conforme regulamentação federal. Dessa forma, o aumento no preço do etanol também influencia o valor da gasolina. As distribuidoras têm repassado esse aumento para os postos de combustíveis, o que resulta em um impacto significativo no bolso dos motoristas.

    Confira a nota na íntegra:

    A alta do etanol em todo o país é resultado direto da disparada dos preços nas usinas de cana-de-açúcar.

    Conforme dados do CEPEA/ESALQ, que realiza a pesquisa de referência em todo o sul e sudeste do Brasil, o etanol vem subindo expressivamente nas usinas desde o final de março. Nas últimas quatro semanas, teve alta de mais de 15% nas usinas.

    E o que ocorre é que as distribuidoras de combustíveis estão repassando para os postos estas altas promovidas pelas usinas.

    REFLEXO NA GASOLINA

    Vale ressaltar que a gasolina comum vendida no país tem 27% de etanol na mistura, conforme regulamentação federal. Deste modo, as distribuidoras também têm repassado recentemente aumentos significativos na gasolina aos postos.

    Link para pesquisa CEPEA/ESALQ: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/indicador/etanol.aspx

    Foto: Agência Brasil

    Comentários estão fechados.