Acredito que seja do conhecimento de todos, que, o corpo humano é basicamente constituído por água, sendo que em média somos compostos com um percentual de 70% de água. E uma outra informação que poucas pessoas sabem ou prestaram atenção é que, cada órgão do corpo tem um percentual de água na sua composição, sendo que alguns ultrapassam a 80%, mas no caso do coração esse percentual chega a 77%.
Mas uma informação ainda mais séria, é que, por esses percentuais acima, uma das coisas mais importantes para a saúde do coração e do sistema inteiro, é o consumo de água, que apresenta muitos benefícios, mas, também pode agravar alguns problemas já existentes.
Como sempre, na nossa conversa todas as semanas, procuro passar a você informações conseguidas por estudiosos no mundo inteiro que ajudam aos profissionais da saúde em sua conduta médica com os seus pacientes, melhorando os resultados a serem alcançados com o tratamento adequado.
Nos estados Unidos, uma pesquisadora fez um estudo com um total de 16 mil homens e mulheres de meia idade, durante 25 anos, fazendo observações na hidratação do corpo humano, com atenção principalmente nos seus benefícios para o coração.
Uma das mais importantes, está no fato de que, a falta de se tomar líquidos, influencia diretamente no equilíbrio de sódio que uma pessoa tem no seu organismo, além dos seus níveis hormonais e a função renal, causando um enfraquecimento do coração no seu funcionamento mais adequado. A não ingestão de líquido, eleva em consequência, os níveis de sódio no sangue.
A consequência natural é que, a diminuição da eliminação da urina, pelo rim, aumenta sensivelmente o risco da hipertensão. E esse não é o único risco, sendo que, a falta de líquido no corpo, pode influenciar o próprio músculo cardíaco, gerando problemas para todo o sistema cardiológico. Assim uma das conclusões dos pesquisadores é que, tomar água, proporciona uma hidratação suficiente ao corpo, e com isso, retarda as alterações que podem levam à insuficiência cardíaca.
Outros estudos, indicam que a necessidade de cada individuo em ingerir água diariamente, pode variar de acordo com a sua atividade física, peso e da temperatura do ambiente no frio ou calor. A indicação é que cada pessoa deve consumir em torno de 2 a 3 litros de líquido por dia, e isso, pode variar para homens e mulheres. Há aquelas pessoas que não conseguem ingerir água na quantidade mínima, mas lamento informar que isso pode se tornar um problema com o passar dos anos, com danos muito sérios à saúde de forma geral.
Mas falando sobre os benefícios da ingestão de água. Ela hidrata todos os órgãos e automaticamente baixa a temperatura interna, facilitando a circulação por todo o corpo. Para quem sofre de pedras nos rins, uma boa dica, tomar água pode prevenir seu aparecimento. Pode ajudar também na perda de peso. Há estudos que indicam que, tomando um copo de água antes das refeições, aumenta o nível de saciedade, naturalmente fazendo diminuir a quantidade de alimentos na hora da refeição. Ajudando no controle da temperatura, a pressão do sangue é menor, assim, as artérias serão menos exigidas. E pode se dizer também que, um copo de água pela manhã, ativa os órgãos, evitando uma sobrecarga no coração. Não vamos falar aqui dos benefícios para a estética, cabelos, unhas, pele etc.
Mas como sempre, nem tudo é 100%. O excesso de uso de água, ou o seu exagero em tomá-la pode causar sérios problemas àqueles que são portadores de insuficiência cardíaca, pois neste caso, o líquido pode fazer danos a capacidade de bombeamento do sangue para os rins, o que vai prejudicar o trabalho de filtrar o sangue.
Mas a principal função da água em nossa vida, é matar a sede, que se manifesta quando está faltando hidratação no corpo, mas precisamos que isso seja mantido dessa forma, ou seja, que a água seja usada para matar a sede. Esqueça os refrigerantes e outros similares que se apresentam como substitutos, pois eles não são e em muitos casos, podem piorar a saúde.
Agende uma consulta em nosso consultório e faça uma avaliação da saúde do seu coração. Viva a vida tranquilo ao lado daqueles que te amam e que você ama.
Foto: Freepik
Comentários estão fechados.