Turismo de eventos: Entenda o que torna Maringá um excelente destino turístico

O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade cujo objetivo é fomentar e fortalecer o setor turístico local.

  • Maringá é frequentemente mencionada como uma das melhores cidades do Brasil para se viver e há vários fatores que contribuem para este título. O município é bem planejado, apresenta boa qualidade de vida, e ainda é um importante polo regional de comércio, serviços e indústria, o que impulsiona a economia local.

    O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que Maringá também tem potencial para o turismo, em especial na área de eventos.

    A cidade é conhecida por sediar grandes congressos, feiras, exposições, shows, entre outros eventos, o que atrai um grande número de visitantes para a região.

    Além disso, por causa de sua posição geográfica, no centro-norte do Paraná, Maringá é um ponto de referência para outras cidades que estão interligadas economicamente. Ou seja, um turista pode vir para Maringá e aproveitar para visitar outras atrações nas proximidades. Essa valorização do entorno do município desperta o interesse de muitos empreendedores para a realização de seus eventos.

    Para mais falar sobre isso, o Maringá Post recebeu o presidente do Convention & Visitors Bureau, Michael Tamura. Em entrevista ao jornal, ele falou sobre as diversas ações desenvolvidas pela entidade para fortalecer o setor turístico local.

    TURISMO EM MARINGÁ

    O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em prol do desenvolvimento do turismo de eventos e negócios. Atualmente a entidade reúne mais de 100 empresas ligadas ao trade turístico mantenedoras, como hotéis, restaurantes, empresas de transporte, organizadores de eventos, entre outros.

    Para atingir o objetivo de fomentar o setor de Turismo em Maringá e região, a associação promove a captação, geração e promoção de eventos, além da realização de pesquisas e estudos sobre o setor de turismo.

    Para o empresário Michael Tamura, presidente da entidade, é necessário oferecer uma experiência completa aos participantes, além do próprio evento. Para isso, o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau trabalha com a promoção de roteiros de atividades e lugares para visitar durante a viagem.

    Uma das prioridades da gestão de Tamura é, inclusive, promover as atrações de Maringá e região para os próprios maringaenses que, muitas vezes, não conhecem o potencial da cidade em que vivem.

    INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE

    Por ser uma cidade planejada, Maringá conta com uma boa estrutura, com hotéis, restaurantes, shoppings, estabelecimentos comerciais, áreas de lazer e uma grande variedade de atrações turísticas, o que atrai mais visitantes.

    Segundo Tamura, a cidade ainda não conta com um centro de convenções – que seria o ideal para a realizações de eventos grandes. Esse tipo de estrutura permite a realização de eventos simultâneos em salas diferentes. Em Maringá, isso ainda não é possível.

    Entretanto, Tamura destaca que eventos de pequeno e médio porte são bem contemplados pelo que a cidade oferece.

    TRANSPORTE AÉREO

    Outro ponto que contribui para o turismo em Maringá é o Aeroporto Regional, pois é o que torna a cidade mais acessível e conveniente para os viajantes e serve como um ponto de referência para turistas que desejam visitar as outras cidades da região. A chance de atrair mais pessoas também traz benefícios do ponto de vista econômico.

    Apenas em 2022, o Aeroporto Regional de Maringá registrou fluxo de 563.195 passageiros – e esse número tem tendência de aumentar, já que o mercado de turismo está se recuperando após o período de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

    PODER PÚBLICO

    Outro fator essencial para o turismo de qualidade é o papel da gestão. Há sempre uma novidade acontecendo em Maringá e a articulação da prefeitura influencia na expansão e captação desses eventos.

    Algumas ações da gestão municipal incluem a promoção da cidade e seus atrativos, para atrair a atenção de potenciais organizadores de eventos; estabelecer parcerias com empresas e organizações locais; oferecer incentivos fiscais e financeiros e, ainda, ajudar no suporte logístico, pois é uma parte indispensável para obter os recursos necessários para o sucesso de um evento.

    O CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), por exemplo, é uma entidade que fornece suporte logístico para o setor turístico, através de estudos e estatísticas que são relevantes para a cidade.

    Turismo de eventos, religioso, gastronômico, cultural, ou para a família… Seja qual for o seu direcionamento, o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau está mapeando todas essas experiências para divulgar a cidade e região como um destino turístico.

    POTENCIAIS DE TURISMO NA REGIÃO DE MARINGÁ

    • Rota do café
    Imagem: Freepik / Foto criada por @onlyyouqj

    Além de ser o maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil também é o segundo país que mais consome bebida, atrás somente dos Estados Unidos.

    Para celebrar essa bebida, que é uma das mais amadas do Brasil, Maringá está desenvolvendo a “Rota do Café Especial” – um roteiro que vai mostrar as cafeterias de especialidades da cidade e da região. Assim, os amantes de café poderão experimentar as mais diversas opções de café especial e se surpreender com a variedade e qualidade dos sabores.

    • Rota da Cerveja Artesanal
    cerveja artesanal
    Foto: Freepik

    Além de saber apreciar uma boa xícara de café, Maringá também tem ganhado destaque na produção de cervejas artesanais.

    As cervejarias artesanais são, quase sempre, empresas pequenas ou familiares que atendem principalmente a região onde estão inseridas, com foco na qualidade da bebida. Em Maringá, esse mercado tem crescido e conquistado o paladar de muitas pessoas.

    Para impulsionar ainda mais o segmento, foi criado o projeto da “Rota 44”, que vai contar com um roteiro completo com as melhores cervejarias artesanais da cidade. A gestão municipal também estuda a realização de um festival local.

    • Rota da Cachaça

    Apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da cachaça tenha sido iniciada, pode-se afirmar que ela se deu no território brasileiro, ainda no século 16. Por esse motivo, a bebida é considerada tipicamente brasileira, mas é apreciada no mundo todo.

    Por aqui no Paraná, podemos sinalizar uma evolução na apresentação dessas bebidas. Tanto que a Rota da Cachaça está sendo desenvolvida pela prefeitura de Jandaia do Sul (cerca de 40 km de Maringá).

    O município já realizou, no ano passado, o Festival da Cachaça, que reúne produtores da bebida de todo o Brasil. Os eventos não são apenas para os turistas, mas também para os que moram na cidade e apreciam uma boa bebida derivada da cana-de-açúcar.

              Vinícolas

    Foto: Vinícola Casa Carnasciali

    O Paraná é o quarto estado produtor de uvas e vinhos do Brasil. Por esse motivo, muitas cidades contam com turismo rural para visitação de vinícolas.

    Em especial, Apucarana (cerca de 60 km de Maringá) oferece um roteiro para conhecer os vinhedos e aprender mais sobre os vinhos, além de poder apreciar paisagens encantadoras e boa gastronomia.

    • Chalé dos lagos
    Foto: Instagram

    O Chalé dos Lagos Eco Resort, em Mandaguaçu, é um lugar para relaxar em meio à natureza, sem abrir mão do conforto. O complexo conta com quatro lagos e chalés personalizados, com restaurante, piscina, sala de jogos e outras comodidades.

    São diversas atividades para entrar em contato com o meio ambiente, ou realizar eventos sociais entre amigos.

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