A sauna tem uma longa história. Há aproximadamente nove mil anos povos nômades que povoaram a Finlândia, já faziam uso desta terapia. Nos dias de hoje, naquele país, o primeiro cômodo que se pensa em edificar na construção de uma casa, é a sauna.
Mas o que tem a ver o uso da sauna com a saúde do coração?
Estudo recente realizado nos Estados Unidos, mostrou que o uso da sauna está associado a uma redução no risco de hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares, distúrbios mentais e morte. Além disso, a prática da terapia pode aliviar doenças de pele, artrite, dor de cabeça e gripe.
Outro estudo, este realizado na Finlândia, mostra que há uma redução na tendência de morte por doenças cardíacas entre elas, mal súbito e problemas coronarianos, em pacientes que realizavam a terapia pelo menos uma vez por semana.
Na verdade, são centenas de estudos que se debruçaram sobre a questão da sauna e seus benefícios. Sabe-se, por exemplo, que o uso da sauna duas ou três vezes durante a semana, diminui o risco de morte por doença cardiovascular em até 25%. Mas esse número pode subir incrivelmente para até 77% se você frequentar a sauna de quatro a sete vezes por semana.
A explicação? É o efeito positivo que o calor traz para a frequência cardíaca, neste ambiente, o coração pode chegar até 150 batimentos por minuto, o que significa estar realizando exercícios físicos de intensidade de baixa a moderada.
A temperatura mais elevada, pode melhorar a dilatação dos vasos sanguíneos, exercendo efeito positivo sobre a circulação de sangue pelo corpo, que por sua vez ajuda a regular a pressão arterial. Outro estudo indicou que, visitar uma sauna diariamente pode diminuir em 60% as chances de sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral. É uma prática usada normalmente para o lazer que pode fazer excelentes efeitos sobre a saúde vascular.
A sugestão é que, quando se pratica uma sessão na sauna, ao final se tome um banho gelado, após o tempo exposto ao calor, o que vai proporcionar benefícios ao sistema de circulação do sangue pelo corpo. Na verdade, é o choque entre a dilatação dos vasos no calor e a contração dos mesmos vasos no resfriamento do corpo durante a ducha fria, que vai causar o fortalecimento do coração.
Outro trabalho de cientistas ingleses e finlandeses, analisou a exposição por curto período a temperaturas entre 80 °C e 100 °C nas saunas na Finlândia e as observações são de que esse banho de forma rotineira e regular, podem provocar melhoras na circulação, na respiração e nas funções cardiovasculares, imunológicas e respiratórias. Diminui a pressão arterial, o estresse oxidativo, a circulação do colesterol ruim, a rigidez arterial e resistência vascular.
Mas ainda assim, além das vantagens ao sistema cardiovascular, existem outras com a terapia da sauna praticada pelo menos uma vez por semana. Entre esses benefícios merecem destaque, o cérebro, os músculos, o sistema respiratório e melhora o bom humor. Isso mesmo, frequentar a sauna aumenta os níveis de endorfina, o hormônio do prazer e, dessa forma, melhora o seu humor. É preciso destacar que todos os benefícios apontados aqui para o sistema cardiovascular são extensivos aos maiores de 60 anos, principalmente aqueles que praticam exercícios físicos.
Apesar de tantos benefícios, nem todas as pessoas podem frequentar uma sauna por alguns problemas com sua saúde. Se o usuário da sauna tiver diagnóstico de doenças cardíacas, como angina instável, que pode ser causa de ataque cardíaco ou estenose aórtica, que diminui o fluxo de sangue que sai do coração, devem evitar este ambiente.
As grávidas precisam consultar seu médico, pois pode causar problemas à criança em gestação.
A sauna é uma prática que pode sim, ser muito benéfica ao coração, mas é preciso estar atento a que, aqueles indivíduos que já possuem problemas cardíacos, é muito importante consultar um cardiologista antes de fazer a prática da terapia, pois ela pode agravar o estado de saúde em muitos casos. É uma prática para pessoas saudáveis, procurando prevenir sua saúde futura.
Imagem: Freepik / Foto criada por @gpointstudio
Comentários estão fechados.