A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), revela que a reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou para 29%, enquanto a aprovação diminuiu de 40% para 36%. Além disso, 29% dos entrevistados consideram a administração como regular, e 6% não souberam ou não responderam.
O levantamento, realizado entre 13 e 16 de abril, entrevistou 2.015 pessoas presencialmente, apresentando margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa também mostrou que a avaliação negativa do governo Lula cresceu em comparação à pesquisa de fevereiro, quando 20% reprovavam a gestão e 24% a consideravam regular.
Os dados da Genial/Quaest estão próximos aos resultados da pesquisa Datafolha realizada entre 29 e 30 de março, na qual 38% consideravam o governo petista bom ou ótimo e 29% o avaliavam como ruim ou péssimo.
A Quaest aponta que a aprovação do presidente diminuiu na maioria das regiões, exceto no Centro-Oeste e no Norte, onde houve uma oscilação positiva de 32% para 33%. No entanto, a reprovação nessas áreas aumentou de 23% para 37%.
Em relação ao comportamento de Lula no cargo, 53% concordam com sua postura, enquanto 40% desaprovam e 7% não souberam ou não responderam. A aprovação do presidente, no entanto, apresenta uma queda de 12 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, quando contava com 65% de aprovação contra 29% de reprovação.
A pesquisa Genial/Quaest é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Comentários estão fechados.