Recrutamento preditivo, você já aplica em sua empresa?

Compartilhar

A contratação é um dos principais processos de qualquer empresa. Contratações inadequadas, além de ser financeiramente custosas para as organizações, também sabotam o desempenho do trabalho e aumentam as taxas de rotatividade.

Uma gestão ágil, baseada em dados e focada em resultados evita ao máximo tomar decisões baseadas apenas em intuição. Essa ação infelizmente ocorre em muitas organizações, deixando as decisões de contratação ao acaso impactando negativamente no negócio.

Neste artigo, desejo te apresentar uma modalidade de recrutamento que é tendência para minimizar o número de contratações inadequadas e aprimorar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa: o recrutamento preditivo.

O que é recrutamento preditivo?

Em um mercado competitivo, observamos cada dia mais que a demanda e a rotatividade estão exigindo que as empresas aumentem a velocidade e a qualidade de suas contratações. Como realizar recrutamentos mais rápidos e de alta qualidade?

O nome “preditivo” pode soar estranho no primeiro momento, mas você sabia que ela significa predizer, previsão, prevista? O recrutamento preditivo, então, foca em dados, ações ou informações previamente apresentadas para selecionar o melhor profissional para a sua empresa.

A área de recursos humanos está se atualizando diariamente e adicionando novas ferramentas e tecnologia para otimizar processos e humanizar ainda mais as organizações.

Se as contratações tradicionais são baseadas em breves triagens de currículos e intuição do recrutador, o recrutamento preditivo propõe utilizar dados históricos de contratações, algoritmos, estatísticas e técnicas de inteligência artificial para identificar a probabilidade dos resultados dos candidatos, tomando as decisões baseadas em dados.

Podemos dizer que esse modelo é baseado em evidências, ao utilizar pesquisas sobre a psicologia organizacional e criar um processo de recrutamento que valorize fatores preditivos as empresas são capazes de identificar padrões históricos, detectar tendências e criar estratégias de recrutamento que geram resultados positivos na contratação.

Quais são os benefícios de aplicar essa prática em sua empresa?

  • Antecipar o desempenho do futuro colaborador no trabalho;
  • Mais colaboradores alinhados ao fit cultural e à cultura da organização;
  • Melhora a qualidade das contratações;
  • Reduz a rotatividade, afinal os candidatos selecionados e recrutados possuem maior chance de se encaixar na cultura e continuarem motivados, evitando desistências;
  • Colaboradores com hards e softs skills alinhadas às necessidades da empresa;
  • Agilidade no processo de recrutamento.

As empresas que colocarem em prática o recrutamento preditivo podem suprir não só a demanda presente da organização, como também planejar suas estratégias futuras.

Muitas empresas não sabem do que realmente a sua força de trabalho é capaz e como ela pode utilizar todas suas habilidades para alcançar cada vez melhores resultados. Por isso, o recrutamento preditivo se destaca: você reconhece a sua força de trabalho e se prepara para recrutar futuramente funções específicas.

A “guerra” por profissionais qualificados cresce cada dia mais. Aplicar estratégias no recrutamento e seleção da sua empresa é uma solução para vencer essa guerra e agregar os profissionais ideais para a sua equipe, e consequentemente a sua empresa, alcançar resultados expressivos.

Agilidade e competência no Recrutamento e Seleção da sua empresa

Se você busca agilidade e competência no Recrutamento e Seleção da sua empresa, nós temos a solução, não perca tempo, otimize os seus processos e contrate os talentos certos para compor o seu time.

Aqui na Trianon por meio de um Recrutamento e Seleção assertivo, nós realizamos todos os processos, escolhemos os currículos, efetuamos as entrevistas, aplicamos os testes psicológicos e selecionamos os candidatos com o perfil da sua empresa para que a contratação seja ágil e assertiva.

Fale com a gente e conheça o nosso trabalho! Contrate Certo, Contrate Trianon RH e Negócios.

Imagem: Freepik / Foto criada por @Drazen Zigic


Compartilhar