A Petrobras informou nesta segunda-feira, 17, que a partir de maio haverá uma redução média de 8,1% no preço do gás natural. Essa atualização trimestral do preço é baseada nas oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
Durante o trimestre de fevereiro a abril, o petróleo teve uma queda de cerca de 8,7% e o real se valorizou em 1,1% em relação ao dólar, o que levou a essa nova redução de preços.
A parcela do preço relacionada ao transporte do gás também sofrerá atualização anual de aproximadamente 0,2%, vinculada à variação do IGP-M. Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano.
O preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia. Ele também é afetado pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como pelas margens dessas empresas, tributos federais e estaduais e tarifas aprovadas pelas agências reguladoras estaduais. A atualização anunciada pela Petrobras não se refere ao preço do GLP, conhecido como gás de cozinha.
Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras
Comentários estão fechados.