Curitiba começa a testar novo ônibus movido a gás natural

ônibus movido a gás natural / Curitiba
Compartilhar

A partir desta segunda-feira (17), Curitiba começa a testar um ônibus 100% movido a gás natural. Durante o período de testes, de 30 dias, o novo veículo vai rodar na linha Cabral/Portão.

A linha Cabral/Portão transporta 10 mil pessoas por dia útil, com uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O ônibus a gás se somará a essa frota e vai funcionar entre os horários dos ônibus convencionais da linha.

A iniciativa do município busca diminuir a emissão de gases poluentes e conquistar mais eficiência energética.

“Nós vamos com isso avançando, dando um passo de cada vez até que consigamos o que é ideal, que é uma cidade inteligente e não poluidora”, declara o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

De acordo com a Compagas (Companhia Paranaense de Gás), o gás natural é menos poluente do que outros combustíveis líquidos, pois a queima é mais limpa. Em comparação com o diesel, por exemplo, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos dióxido de carbono.

A prefeitura de Curitiba também está fazendo testes em ônibus elétricos, como parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Compartilhar