Conheça os três mecanismos de segurança implementados pelo aplicativo para proteger os usuários
O WhatsApp revelou nesta quinta-feira (13) a inclusão de três recursos de segurança que visam fortalecer a proteção dos usuários contra a invasão de contas. Desenvolvidos pela Meta, proprietária do aplicativo, os novos mecanismos já estão ativos e não exigem ação por parte dos usuários.
O primeiro recurso, denominado “proteção de conta”, notifica o usuário ao trocar de dispositivo, solicitando a confirmação do novo cadastro no aparelho anterior. Isso serve como um alerta em caso de tentativas não autorizadas de transferência de contas para outros dispositivos.
O segundo mecanismo envolve a verificação de dispositivos em busca de softwares mal-intencionados (malwares) que possam tentar comprometer e assumir o controle de contas (ATO, na sigla em inglês). Automaticamente, o aplicativo gerará códigos de acesso exclusivos para impedir a infecção por agentes maliciosos.
O último recurso apresentado é a “transparência essencial”, que verifica se uma conexão é segura e criptografada de ponta a ponta de maneira automática. Segundo o WhatsApp, a principal vantagem dessas atualizações é que os usuários não precisam modificar nenhuma configuração.
Além disso, a empresa sugere que os usuários, de forma proativa, aumentem a autenticação em dois fatores e façam backups periódicos para garantir ainda mais segurança.
Imagem de Thomas Ulrich por Pixabay
Comentários estão fechados.