Em Maringá, escolas municipais terão ramal direto com a Guarda Municipal e Polícia Militar

A informação é da Prefeitura de Maringá. Ramal dará direto no Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Municipal, canal que integra as forças de segurança da cidade. Objetivo é otimizar protocolos de segurança para os estudantes.

  • A informação é da Prefeitura de Maringá. Ramal dará direto no Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Municipal, canal que integra as forças de segurança da cidade. Objetivo é otimizar protocolos de segurança para os estudantes.

    Por Victor Ramalho

    As escolas municipais de Maringá terão um ramal direto para fazer ligações com a Guarda Municipal e Polícia Militar (PM). A informação é da Prefeitura de Maringá, que está otimizando os protocolos de segurança dentro das unidades de ensino.

    No fim de semana, o prefeito em exercício Edson Scabora (MDB) anunciou uma série de medidas para fortalecer a segurança dentro das escolas de Maringá, como a implantação de botões do pânico e a contratação de segurança privada. Algumas medidas, segundo o chefe do Executivo, poderiam se estender também para instituições estaduais e privadas.

    As ações já começaram a ser organizadas de forma integrada entre as secretarias de Educação e Segurança Pública. O primeiro passo, de acordo com a Prefeitura de Maringá, é a capacitação dos servidores municipais para o uso do botão do pânico, que já está em andamento.

    Sobre o ramal, o município explica que as linha darão no Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Municipal de Maringá, que integra a comunicação com as demais forças de segurança da cidade, como Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC). Ainda não há um prazo para que todas as medidas entrem em funcionamento.

    O Maringá Post entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá para se inteirar sobre as medidas. Confira a nota do município na íntegra:

    A Prefeitura de Maringá informa que, apesar de nunca ter tido um episódio de violência nas unidades escolares, está atualizando os protocolos de segurança do sistema instalado e em fase de instrução para operacionalização e ampliação da proteção dos estudantes e profissionais da rede municipal. Entre as medidas está a capacitação dos servidores municipais para o uso do botão do pânico, que já está em andamento. Também haverá uma linha exclusiva para as unidades escolares entrarem em contato direto com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Além disso, está em andamento um processo para contratação de segurança privada e compra de câmeras de segurança para os Centros Municipais de Segurança Infantil (Cmeis) e escolas. O município destaca que a Guarda Civil Municipal está reforçando as rondas nas unidades.

    Foto: Arquivo/PMM

    Comentários estão fechados.