Governo Federal vai liberar R$ 150 milhões para ampliar rondas escolares

A liberação dos recursos será feita já na próxima semana, a partir de conversas com os secretários estaduais de Segurança.

  • Foto: Divulgação

    Nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula (PT), divulgou que o Governo Federal vai liberar R $150 milhões em recursos para apoio e ampliação das rondas escolares.

    A reunião interministerial foi realizada nesta quarta-feira, 5,após o ataque a uma creche em Blumenau.

    A liberação dos recursos será feita já na próxima semana, a partir de conversas com os secretários estaduais de Segurança.

    O valor sairá do Fundo Nacional de Segurança Pública. O aporte de R $150 milhões será destinados aos estados e municípios que realizam o patrulhamento ostensivo.

    Participaram do encontro os ministros da Justiça Flávio Dino, Camilo Santana, da Educação, Nísia Trindade, da Saúde e o ministro dos Direitos Humanos Sílvio Almeida.

    Outra medida

    O Ministério da Justiça inicia a partir desta quinta-feira (6) uma força-tarefa de monitoramento de ameaças pela internet. Inicialmente, 50 policiais devem se dedicar a ação.

    “Não há uma única saída. E temos uma dimensão emergencial que é fortalecer os trabalhos dos estados e municípios no que se refere às rondas escolares e, ao mesmo tempo, fortalecer os trabalhos do Sistema Nacional de Segurança Pública, no que se refere a estas postagens que estão, infelizmente, se alastrando na internet”, lamenta Flávio Dino.

    O ministro explicou que o monitoramento de possíveis ataques já existe no âmbito nacional e em apoio aos estados e municípios. Flávio Dino reconheceu, ainda, a urgência e a importância do trabalho preventivo, porque envolve muitos aspectos, inclusive famílias, comunidades escolares, estados, municípios e empresas privadas. O ministro da Educação estará à frente da ação.

     “Vejam que esse ataque (em Blumenau) foi em uma escola privada, em que o governo não tem regulação. Agora, obviamente, neste grupo que o ministro Camilo vai coordenar, o assunto vai ser debatido”, completa Dino.

    Com informações ParanáPortal

    Comentários estão fechados.