Fiscalização em postos de combustíveis de Sarandi visa combater publicidade enganosa

O órgão recomenda que os consumidores pesquisem os preços, utilizando o site ou o aplicativo Menor Preço do programa Nota Paraná.

  • Foto: Ilustrativa

    O Procon Sarandi realizou inspeções em postos de combustíveis locais na terça e quarta-feira (4 e 5) para analisar a prática de preços por meio de aplicativos de desconto e a exposição das informações. O objetivo é combater a publicidade enganosa e garantir que os consumidores não sejam induzidos ao erro. A ação foi coordenada em conjunto pelo Procon Paraná e os Procons Municipais.

    Um levantamento de preços mostrou variações significativas entre os combustíveis. O órgão recomenda que os consumidores pesquisem os preços, utilizando o site ou o aplicativo Menor Preço do programa Nota Paraná, que permite localizar os melhores preços em um raio de até 20 quilômetros.

    Segundo o coordenador do Procon Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, não é ilegal oferecer descontos na compra de combustíveis por meio de aplicativos de fidelização ou em pagamentos em dinheiro, conforme a Lei Federal nº 13.455/2017. No entanto, é necessário informar claramente os valores diferenciados. Dornellos alerta para práticas lesivas, como divulgar um preço na placa de entrada do estabelecimento e cobrar um valor mais alto na bomba, sem informar corretamente que o desconto é válido apenas por meio do uso de aplicativos de fidelidade.

    Comentários estão fechados.