Engana-se quem pensa que o confronto do rubro-negro carioca contra o Maringá FC pela Copa do Brasil 2023 será a primeira visita do Flamengo na Cidade Canção. Ele já esteve aqui há quase 50 anos.
Por Victor Ramalho
A Cidade Canção conta os minutos para um dos confrontos mais aguardados da história recente do futebol local. No dia 13 de abril, às 20h, o Maringá FC, duas vezes vice-campeão Paranaense, receberá o Flamengo, atual campeão da Libertadores da América, no Estádio Regional Willie Davids, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2023.
Com expectativa de casa cheia, o Tricolor da Cidade Canção abre a venda geral de ingressos nesta quarta-feira (5), após vender quase mil entradas de forma antecipada para sócio-torcedores. O jogo, com todas as caras de confronto inédito, marcará um ‘reencontro’: o do Rubro-Negro carioca com a Cidade Canção.
Sim, não será a primeira vez que o Flamengo joga em solo maringaense. Ele já esteve aqui há quase 50 anos, mais especificamente em 11 de dezembro de 1977. E o Maringá Post vai resgatar um pouco da história desse duelo ‘esquecido’.
A reportagem bem que tentou, mas não conseguiu encontrar registros fotográficos da partida. O adversário na ocasião foi o Grêmio Maringá, campeão Paranaense daquele ano, em jogo válido pela Copa Brasil. O time da Gávea venceu por 1×0, com gol de Vanderlei Luxemburgo, sim, o mesmo que fez história como treinador de clubes como Flamengo, Santos, Palmeiras e Corinthians.
Copa Brasil é o nome da época dado ao Campeonato Brasileiro, que tinha uma outra fórmula de disputa. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que organiza o torneio na ocasião, classificava o Campeão Estadual e os melhores ranqueados nacionalmente para a disputa. Em 1977, a Copa Brasil reuniu 62 participantes.
Na primeira fase, as equipes eram divididas em 4 grupos de 10 times e 2 grupos de 11, onde se classificavam os 5 melhores de cada grupo. O Grêmio Maringá, se classificou em terceiro lugar no Grupo A, atrás de Grêmio e Internacional. Já o Flamengo foi o líder do Grupo E.
Na fase seguinte, com 6 grupos de 5 equipes, onde passavam os três melhores, novamente liderança carioca, desta vez no grupo K. Já o Galo do Norte, que estava no mesmo agrupamento, foi eliminado após terminar na 4ª posição.
O confronto no Willie Davids, inclusive, foi relativo à aquela fase do torneio. Naquele 11 de dezembro de 1977, o Flamengo mandou para campo nomes conhecidos, como Zico, Adílio, Paulo César Carpegiani e Rondinelli, que viriam a ser campeões da Libertadores quatro anos depois, em 1981. O gol da vitória rubro-negra foi marcado aos 41 minutos do primeiro tempo, com Vanderlei Luxemburgo, à época lateral-esquerdo. O gol de Luxa foi naquela noite foi um dos 9 que o antigo atleta marcou com a camisa do Mengão antes de se transferir ao Internacional, de Porto Alegre, meses depois.
Luxemburgo nos tempos de lateral-esquerdo do Flamengo | Foto: Arquivo/Terceiro Tempo
Comentários estão fechados.