O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou ao Brasil nesta quinta-feira (30), após uma temporada de 89 dias nos Estados Unidos. Ele chegou no aeroporto internacional de Brasília às 6h38, vindo de Orlando, onde ficou hospedado na casa do ex-lutador de MMA José Aldo.
Bolsonaro foi recepcionado por dezenas de apoiadores no saguão do aeroporto, que oscilavam entre cantar o hino nacional e gritos de “mito”, “ei, Bolsonaro, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”.
O objetivo de Bolsonaro ao retornar ao Brasil é liderar a oposição ao governo Lula da Silva (PT). Ele pretende assumir o cargo de presidente de honra do PL, partido ao qual é filiado, e se dedicar a se defender de diversas investigações que o envolvem.
O ex-mandatário foi incluído no inquérito que apura a instigação e autoria intelectual dos ataques golpistas de 8 de janeiro, numa decisão do ministro Alexandre de Moraes. Além disso, há diversas ações judiciais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem torná-lo inelegível.
Entre as investigações, está o caso das joias da Arábia Saudita, que gerou polêmica em março deste ano. Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, foram intimados pela Polícia Federal a depor sobre o assunto no dia 5 de abril.
O ex-presidente entregou em março parte das joias que recebeu de presente dos sauditas, incluindo um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um rosário, avaliados em R$ 16,5 milhões.
O conjunto de joias e relógio que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita no aeroporto de Guarulhos (SP) em 2021, também será enviado à Caixa Econômica Federal, conforme determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
A chegada de Bolsonaro foi cercada de forte esquema de segurança, preparado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
O ex-mandatário seguiu para a sede do PL, onde participou de um evento com correligionários e apoiadores, sem a presença da imprensa, a pedido dele próprio.
O ex-presidente vai morar em uma casa dentro de um condomínio de alto padrão em Brasília e pretende liderar a oposição ao governo Lula, além de se defender das diversas investigações que o envolvem.
Ciro Nogueira, presidente do PP, acompanhou a chegada de Bolsonaro à sede do PL. Veja abaixo:
Comentários estão fechados.