Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fecomércio PR, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), realiza no dia 1º de abril a 14ª edição do Prêmio Mulher Empreendedora.
O evento acontecerá em Foz do Iguaçu e irá homenagear 23 mulheres de destaque, sendo 21 indicadas pelas Câmaras e duas especiais pela Fecomércio PR: a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier, por seu trabalho em prol da preservação da memória paranaense, e a vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Ana Amélia Filizola, por sua atuação nas áreas de mídia.
A primeira Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios foi instalada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, em 2006. Desde então outras 21 câmaras passaram a atuar no estado. “Fundar a Câmara da Mulher Empreendera foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema. Naquela época 38% das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias. Hoje realizam um trabalho extraordinário no estado, desde a participação nas campanhas solidárias do Sesc, até chegar à qualificação das equipes de trabalho e geração de emprego”, ressaltou Piana.
A missão da CMEG é estabelecer um fórum de discussão entre as mulheres empreendedoras e gestoras do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Entre os objetivos estão o desenvolvimento do espírito associativista e promoção da capacitação profissional das filiadas e colaboradores.
“Na Câmara não trabalhamos sozinhas, somos uma grande equipe e contamos com o apoio da Fecomércio, do Sesc e Senac para fazermos ainda mais pelo empreendedorismo feminino. Sou uma líder de líderes, aprendo todo dia o que é ser empreendedora. Esse prêmio é uma forma de agradecer a confiança e dedicação de todas as empresárias”, destaca a coordenadora estadual da CMEG PR, Cláudia Regina Colpi.
Homenageada CMEG Maringá
Jacira Reami dos Santos é uma mulher empreendedora, membro da Câmara da Mulher Empresária de Maringá, mãe de quatro filhas, viúva, sócia proprietária da Empresa Nova Atitude Ecológica, e que há 18 anos vive na prática da sustentabilidade, retirando do meio ambiente mais de 300 mil garrafas PET por ano.
A vida profissional de Jacira iniciou no meio acadêmico, anos depois decidiu trilhar novos caminhos e se arriscar no empreendedorismo, ao lado do marido, Áureo. O casal decidiu em 2005 pedir exoneração dos cargos que ocupavam na UEM e se mudaram para o interior da Bahia, onde fundaram a empresa familiar, Nova Atitude Reciclagem Ltda., voltada para a fabricação de produtos feitos a partir da transformação de garrafas PET.
Em 2008, a sede da empresa foi transferida para Maringá. Hoje conta com sete funcionários, e gera renda para mais de 40 famílias envolvidas no processo de fabricação dos produtos, entre essas famílias estão: aposentados, pessoas em situação de vulnerabilidade, entidades assistenciais com aplicação de laborterapia e casas de recuperação de dependentes químicos, que com os equipamentos cedidos pela Nova Atitude, transformam garrafas em fio e depois em vassouras ecológicas, com o padrão superior de qualidade e durabilidade.
Por trás da empresa que tem como lema a preservação do meio ambiente e geração de renda, existe uma gestora que tem como maior propósito a palavra “Dignidade”.
Foto: Assessoria
Comentários estão fechados.