Segundo o diretor do Procon, Flávio Mantovani, testes foram solicitados após reclamações de consumidores sobre a qualidade da água em Maringá. É a primeira vez que o Procon realiza o serviço na cidade.
Por Victor Ramalho
O Procon de Maringá iniciou, na última sexta-feira (17), a coleta de amostras de água em diferentes pontos da cidade para a realização de um teste laboratorial, para identificar a qualidade do produto. É a primeira vez que o Procon realiza testes sobre a qualidade da água em Maringá e, para este em específico, o órgão contratou um laboratório particular.
Em um convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá, fiscais coletaram amostras em 12 pontos diferentes da cidade, entre eles a sede do Procon, sede da OAB, Paço Municipal, unidades de Saúde e hospitais.
De acordo com o diretor do Procon de Maringá, Flávio Mantovani, os testes foram solicitados após reclamações de consumidores quanto a qualidade da água na cidade. Desde a divulgação do Mapa da Água, em 2022, que indicava a presença de substâncias cancerígenas na água de Maringá, o órgão passou a observar mais de perto o serviço.
“Essa análise foi motivada primeiro por conta dessa pesquisa, do Mapa da Água, que indicou que a água de Maringá poderia conter algumas substâncias específicas que fazem mal para a saúde dos maringaenses. Outro ponto específico foram algumas reclamações que chegaram até nós pelo Procon. Por isso, contratamos um laboratório isento, terceirizado e pago pelo próprio Procon, pois hoje a análise da água da Sanepar é feito pela própria Sanepar”, afirmou.
O laboratório contratado é o Labsam, que tem até 15 dias para entregar o resultado dos testes. De acordo com Mantovani, o órgão estuda uma nova programação de testes para os próximos meses, caso necessário.
“Nós estamos aguardando os resultados das análises enviadas ao laboratório e, diante disso, vamos pensar em uma nova programação. Nós já testamos a qualidade dos combustíveis, fazemos pesquisas de preços e queremos incluir os testes de qualidade da água em nosso calendário, de maneira sazonal, para que possamos ter a qualidade da Sanepar atestada”, explicou o diretor.
A reportagem do Maringá Post entrou em contato com a Sanepar para comentar o assunto e aguarda um retorno.
Imagem Ilustrativa/Arquivo/Agência Brasil
Comentários estão fechados.