Após renunciar ao cargo de deputado federal para assumir a direção-geral de Itaipu, o maringaense será substituído por Elton Welter, primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores (PT).
Por Victor Ramalho
Após eleger quatro deputados federais nas eleições de 2022, Maringá ocupará, a partir desta semana, apenas duas cadeiras em Brasília. Ricardo Barros (Progressistas) já havia renunciado ao cargo em janeiro para assumir a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Paraná. Agora, chegou a vez de Enio Verri (PT) deixar o cargo.
Verri assume nesta quinta-feira (16) a função de diretor-geral da Itaipu Binacional, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ter o nome aprovado pelo conselho de administração da entidade. O agora ex-deputado federal leu sua renúncia no plenário da Câmara dos Deputados na terça-feira (14).
De acordo com a Constituição Federal, quando um parlamentar renuncia ou é afastado do mandato, a presidência da Casa de Leis – neste caso, do Congresso Nacional – deve convocar para o posto o primeiro suplente do partido. Neste caso, o primeiro suplente do PT no Paraná é Elton Welter, agricultor familiar da cidade de Toledo (a 280 quilômetros de Maringá). Ele foi nomeado já na terça-feira (14).
Welter iniciou na política em 1996, quando foi eleito pela primeira vez para o posto de vereador em Toledo. Ele foi reeleito em 2000, mas abandonou o cargo em 2002, após ser eleito deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ficou até 2010, quando perdeu a reeleição para a casa. No entanto, Elton voltou para a Alep três anos depois, em 2013, após o então deputado estadual Augustinho Zucchi ser eleito prefeito de Pato Branco e renunciar ao mandato em Curitiba. Welter era o primeiro suplente do PT na ocasião, partido ao qual é filiado desde o início de sua trajetória política.
Em seu retorno à Alep, liderou a bancada do Partido dos Trabalhadores até 2015, quando deu uma breve pausa na carreira política. A volta ocorreu em 2020, após ser mais uma vez eleito vereador de Toledo. Em 2022, foi candidato pela primeira vez para deputado federal, recebendo 21.118 votos.
Enio Verri se despede de Brasília após ter sido o 17º deputado federal mais votado do Paraná em 2022, com 95.172 votos. Foram dois mandatos como deputado federal, após ter sido eleito pela primeira vez em 2014. Na vida pública, ainda foi deputado estadual entre 2007 e 2015, secretário de Planejamento do Governo do Paraná na gestão Roberto Requião, entre 2007 e 2009, além de ter sido secretário de Governo e da Fazenda de Maringá, durante as gestões de João Ivo Caleffi e José Cláudio Pereira Neto, respectivamente.
Foto: Arquivo/Partido dos Trabalhadores
Comentários estão fechados.