Prefeita de Paris diz que depender de carros nas cidades é coisa do século 20

Além das iniciativas em Paris, existem muitas outras cidades em todo o mundo que estão tentando reduzir a dependência dos carros e incentivar outras formas de transporte.

  • A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, lidera um esforço ambicioso para reduzir a dependência dos parisienses em relação aos carros e implementar o conceito da “cidade de 15 minutos”.

    Ela quer mais calçadas, árvores e ciclovias para que os habitantes possam viver sem precisar passar longas horas diárias no trânsito, reduzindo assim a poluição na cidade.

    Atualmente, Paris é considerada como a segunda mais congestionada da Europa, atrás apenas de Londres.

    Apesar disso, Hidalgo está enfrentando críticas de pessoas que gostam de dirigir e acham que as mudanças estão tornando Paris menos agradável.

    A prefeita, no entanto, argumenta que a oposição vem principalmente de pessoas ricas que não querem ver os pobres ocupando o espaço público.

    Paris sediará as Olimpíadas de 2024, e Hidalgo planeja transformar a cidade em um exemplo de mobilidade sustentável para o mundo.

    Outros exemplos

    Além das iniciativas em Paris, existem muitas outras cidades em todo o mundo que estão tentando reduzir a dependência dos carros e incentivar outras formas de transporte. Algumas dessas iniciativas incluem:

    Copenhague, na Dinamarca, é frequentemente citada como uma das cidades mais amigáveis para bicicletas do mundo. Cerca de metade dos residentes de Copenhague usam a bicicleta como seu principal meio de transporte, graças a investimentos em ciclovias, estacionamentos para bicicletas e outras infraestruturas.

    Em Amsterdã, na Holanda, mais de 60% dos deslocamentos são feitos de bicicleta. A cidade tem uma rede extensa de ciclovias e incentiva a bicicleta em detrimento do carro em várias maneiras, como tornando o estacionamento de carro caro e difícil de encontrar.

    Em Bogotá, na Colômbia, foi implementado um sistema de transporte chamado “TransMilenio”, que é composto por ônibus de alta capacidade que circulam em faixas exclusivas. Isso ajuda a reduzir o congestionamento e torna o transporte público mais rápido e eficiente.

    Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a prefeitura implementou várias iniciativas para incentivar o uso de bicicletas, incluindo a criação de ciclovias e a introdução de um programa de compartilhamento de bicicletas chamado Citi Bike.

    Em Tóquio, no Japão, as bicicletas são um meio de transporte popular, graças a ciclovias bem sinalizadas e à cultura de segurança rodoviária. O metrô e os trens também são amplamente utilizados pelos moradores da cidade.

    Em muitas outras cidades, as autoridades estão trabalhando para melhorar o transporte público, tornar as ruas mais amigáveis para pedestres e bicicletas, e desencorajar o uso de carros. Essas iniciativas podem ajudar a reduzir o congestionamento e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

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