Vinho e o coração

O consumo diária de vinho pode trazer alguns benefícios à saúde do coração, mas sempre com moderação e acompanhamento médico.

  • Você já ouviu falar que beber uma taça de vinho por dia pode trazer benefícios à saúde do coração?

    A relação entre o consumo diário de vinho e a saúde cardiovascular surgiu na década de 70, após um estudo científico que indicava os benefícios do resveratrol — um composto vegetal derivado de algumas plantas e frutos, como as uvas roxas — e das propriedades antioxidantes da bebida.

    Posteriormente, outros estudos demonstraram que o efeito benéfico da bebida está, na verdade, relacionado ao álcool. Isso quer dizer que as propriedades que favorecem o sistema cardiovascular não são exclusivas do vinho, mas de qualquer bebida alcóolica. O álcool atua como um antioxidante no organismo, protegendo as artérias e promovendo uma leve diminuição da pressão arterial.

    Além disso, o vinho, assim como o suco de uva, apresenta um outro benéfico: conter substâncias que inibem a oxidação do LDL, o famoso colesterol ruim, fazendo com que haja uma melhora na função vascular.

    Contudo, não há dúvidas de que a ingestão de qualquer bebida alcoólica, sem a devida moderação é totalmente nociva à saúde, podendo elevar a pressão arterial, aumentar o risco de derrames cerebrais, além de constituir uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

    Para que o consumo diário de vinho seja realmente benéfico, devemos investigar possíveis doenças do indivíduo, seu histórico familiar, bem como o seu estilo. O recomendado é: 1 taça de 150 ml para mulheres e 1 taça de 300ml para homens, por dia. Em caso de dúvidas, consulte seu cardiologista.

    Foto: Freepik

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.