Parlamentares do Paraná discutem novo modelo de pedágio com ministro dos Transportes

Deputados do Paraná estiveram em Brasília para discutir detalhes do novo modelo de pedágio do estado, com objetivo de aperfeiçoar o modelo de concessão com menor tarifa.

  • Parlamentares da bancada do Paraná no Congresso Nacional se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, para discutir detalhes do novo modelo de pedágio do estado. 

    A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 8, após o cancelamento de encontro na última sexta-feira (3) e em meio às afirmações do governo estadual de que aguarda uma decisão ainda este mês sobre o novo formato de concessão.

    Deputados federais presentes na reunião afirmaram que houve avanços nos debates e que estão sendo estudados apenas aperfeiçoamentos no modelo de concessão com menor tarifa. 

    Um dos organizadores da reunião, o deputado Toninho Wandscheer, afirmou que ao fim do encontro, ficou claro que governo federal e o governo do Paraná estão de acordo quanto ao tipo de modelo a ser proposto.

    O formato analisado tanto pelo governo estadual quanto federal depende de depósito em dinheiro pelas empresas, que sobe conforme o desconto dado pelas concessionárias sobre a tarifa base no momento do leilão na Bolsa de Valores. 

    Renan Filho pediu cautela e estuda diminuir ainda mais essa curva de aporte. Inicialmente, o aporte seria exigido das empresas apenas a partir de um desconto de cerca de 12% sobre a tarifa base.

    O deputado federal Zeca Dirceu defendeu junto ao ministro a cobrança do depósito em dinheiro apenas a partir de descontos maiores, de 20%, por exemplo. Wandscheer afirmou também que será formada uma comissão técnica de deputados federais e de um senador dedicados a se aprofundar nos estudos sobre o modelo.

    Além disso, durante a reunião, foi discutido como ficam a manutenção das estradas do Paraná enquanto o novo pedágio não é implantado. O ministério garantiu R$ 439,5 milhões em recursos apenas para a manutenção das rodovias do estado em 2023.

    Os antigos contratos de pedágio terminaram há cerca de um ano e três meses.

    Novo modelo

    Um novo modelo foi definido depois de dois anos de discussões e vinte audiências públicas, com representantes do governo, do Legislativo, setor produtivo e sociedade civil. Ele prevê mais de 3 mil quilômetros de concessão de rodovias federais e estaduais, quinze novas praças de cobrança, obras de duplicação e viadutos e leilão por menor tarifa, sem limite de desconto.

    Foto: Assessoria Deputado Toninho Wandscheer

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