Parlamentares da bancada do Paraná no Congresso Nacional se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, para discutir detalhes do novo modelo de pedágio do estado.
A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 8, após o cancelamento de encontro na última sexta-feira (3) e em meio às afirmações do governo estadual de que aguarda uma decisão ainda este mês sobre o novo formato de concessão.
Deputados federais presentes na reunião afirmaram que houve avanços nos debates e que estão sendo estudados apenas aperfeiçoamentos no modelo de concessão com menor tarifa.
Um dos organizadores da reunião, o deputado Toninho Wandscheer, afirmou que ao fim do encontro, ficou claro que governo federal e o governo do Paraná estão de acordo quanto ao tipo de modelo a ser proposto.
O formato analisado tanto pelo governo estadual quanto federal depende de depósito em dinheiro pelas empresas, que sobe conforme o desconto dado pelas concessionárias sobre a tarifa base no momento do leilão na Bolsa de Valores.
Renan Filho pediu cautela e estuda diminuir ainda mais essa curva de aporte. Inicialmente, o aporte seria exigido das empresas apenas a partir de um desconto de cerca de 12% sobre a tarifa base.
O deputado federal Zeca Dirceu defendeu junto ao ministro a cobrança do depósito em dinheiro apenas a partir de descontos maiores, de 20%, por exemplo. Wandscheer afirmou também que será formada uma comissão técnica de deputados federais e de um senador dedicados a se aprofundar nos estudos sobre o modelo.
Além disso, durante a reunião, foi discutido como ficam a manutenção das estradas do Paraná enquanto o novo pedágio não é implantado. O ministério garantiu R$ 439,5 milhões em recursos apenas para a manutenção das rodovias do estado em 2023.
Os antigos contratos de pedágio terminaram há cerca de um ano e três meses.
Novo modelo
Um novo modelo foi definido depois de dois anos de discussões e vinte audiências públicas, com representantes do governo, do Legislativo, setor produtivo e sociedade civil. Ele prevê mais de 3 mil quilômetros de concessão de rodovias federais e estaduais, quinze novas praças de cobrança, obras de duplicação e viadutos e leilão por menor tarifa, sem limite de desconto.
Foto: Assessoria Deputado Toninho Wandscheer
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