Nascido em uma cidade do interior de São Paulo, Everton da Cruz Rufino começou a treinar sem grandes pretensões, mas agora conquista o mundo com sua primeira luta de MMA fora do Brasil.
Everton da Cruz Rufino, conhecido como “Ninja”, é um atleta de MMA profissional de Nova Esperança (PR).
Ele começou a praticar kickbox e Muay Thai em 2008, inicialmente com o simples objetivo de melhorar a própria saúde. Embora, na época, ele não tivesse interesse na profissão de lutador, ele logo veio a descobrir que essa era a sua vocação. Em 2012, ele teve a sua estreia no kickboxing profissional.
Ele ganhou o apelido de “Ninja” de um antigo professor, que comentou sobre como Everton dava saltos durante os treinos e nunca ficava cansado, parecendo um ninja.
Hoje, com 37 anos, Everton já viajou para vários estados do Brasil, participando de eventos estaduais e nacionais de Jiu-Jitsu, Muay Thai e MMA. Agora, sua próxima competição será na Inglaterra, no UK Figthting Championships – sendo essa, a sua primeira luta fora do país.
Além de ser um lutador profissional, Everton é dono e professor da academia de artes marciais CT Aisha Ninja, aonde dá aulas de Jiu-Jitsu e Muay Thai para jovens e adultos. Na concepção dele, o esporte é algo que proporciona gratificação, mas que é preciso trabalho duro e dedicação para alcançar seus objetivos.
Para ele, são diversos desafios na carreira profissional, incluindo questões financeiras, como a falta de apoio para atletas brasileiros, além de dificuldades físicas e psicológicas.
“A vida de um atleta no Brasil não é fácil – nós temos pouco apoio e são muitos os gastos com viagens e tudo o mais. Há dificuldades físicas também, porque a gente treina muito, sempre levando o corpo ao limite. E, claro, tem as questões psicológicas. É preciso estar sempre se cuidando. Atletas precisam manter o corpo e a mente forte pra fazer um bom trabalho”, explica Everton.
Ter a oportunidade de lutar fora do país é mais um sonho na jornada de Everton e ele está empolgado em mostrar do que ele é capaz. “O sonho vai se completando conforme você vai trabalhando”, diz. “O próximo passo é lutar fora do país e representar a minha bandeira. Eu estou trabalhando para ver até onde eu consigo chegar.
Para o município de Nova Esperança, o Paraná, e para todos que estiveram ao lado dele nesse caminho, Everton já é um campeão. Seja quais forem os obstáculos, ele está disposto a enfrentá-los e certamente vai trazer honra ao esporte brasileiro.
“Quero agradecer a todos que me apoiam. Estaremos na Inglaterra no dia 4 de março, representando o Brasil”, finaliza Everton.
Se você tem interesse em contribuir para a viagem de Everton Ninja para a Inglaterra, clique aqui.
Foto: Arquivo pessoal / Everton Cruz Rufino
Comentários estão fechados.