Saber se adequar às transformações no mercado de trabalho deixou de ser uma “qualidade” e passou a ser uma necessidade – sendo uma das competências mais desejadas por recrutadores.
Já dizia o escritor norte-americano Alvin Toffler: “O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Isso fica ainda mais evidente com o avanço nas tecnologias, que permite transformações constantes em um piscar de olhos.
No entanto, aceitar todas essas mudanças não é uma tarefa simples. Muitos profissionais ainda apresentam resistência em desaprender aquilo que já sabem. Afinal, é muito mais confortável apenas seguir uma rotina estabelecida, sem se preocupar com
Por mais que seja difícil, é importante saber quando é hora de deixar de lado o que foi aprendido no passado e estar aberto para novos aprendizados.
Veja algumas dicas de como aprender, desaprender e reaprender:
Aceite que você não sabe tudo
Por mais competente que uma pessoa seja, há sempre mais a ser aprender. Então deixe de lado o seu orgulho e entenda que estar disposto a admitir suas limitações não é uma fraqueza, mas sim uma força.
Busque o autoconhecimento
Visualize quais são seus pontos positivos e negativos. Aprimore as suas qualidades e aprenda com seus erros.
Para isso, é importante desenvolver suas capacitações, seja lendo livros, assistindo filmes, participando de cursos, palestras e se espelhando em profissionais da sua área.
Esteja aberto para o novo
Mudar pode ser difícil, mas é aquilo que abre novas possibilidades para um futuro que você nunca imaginou.
Seja responsável, mas não tenha medo de correr alguns riscos e descobrir o que há além da sua capacidade.
Coloque tudo em prática
Se você quer aprender uma coisa nova, apenas faça! Não adianta saber toda a teoria se você não consegue colocar isso em prática no dia a dia.
Invista em si mesmo
No final das contas, desaprender e reaprender tem a ver com investir em si mesmo. Com essas dicas, você pode aprender a expandir seus horizontes e evoluir, não só como trabalhador, mas também como pessoa.
Imagem: Freepik
Comentários estão fechados.