O prefeito de Maringá é um dos seis representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que viajarão ao país no fim do mês, para discutir projetos de gestão pública com lideranças locais. Esta será a terceira viagem internacional do chefe do Executivo no atual mandato
Por Victor Ramalho
A Câmara de Maringá aprovou na sessão dessa quinta-feira (9) uma autorização de afastamento de 30 dias (válida entre os dias 25 de fevereiro e 25 de março) do prefeito Ulisses Maia (PSD), para que ele realize uma viagem à Colômbia.
De acordo com a prefeitura de Maringá, apesar da autorização de afastamento por 30 dias, o chefe do Executivo deverá se ausentar por apenas seis, que é o prazo de duração da viagem para as cidades de Medellín e Bogotá.
Maia é um dos seis integrantes escolhidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para participar da comitiva, que ficará no país sul-americano entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. O objetivo da viagem é conhecer projetos de gestão pública que podem ser implementados no Brasil.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a missão tem por objetivo “conhecer cases de sucesso, debater projetos sobre gestão pública com lideranças políticas daquele país, além de conhecer programas que possam ser aplicados em Maringá e região”.
O prefeito deverá se ausentar do cargo a partir no dia 25 de fevereiro. No período em que estiver em viagem, o Executivo será comandado pelo vice-prefeito Edson Scabora (MDB).
Esta será a terceira viagem internacional de Ulisses Maia no atual mandato, iniciado em 2021.
Em outubro de 2021, o prefeito participou da ExpoDubai 2020, como um dos representantes da comitiva do Governo do Paraná. Na ocasião, Maia participou de rodadas de negócios e apresentou o potencial da cidade para investidores. Na mesma comitiva, estiveram presentes o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá na época, Marcos Cordiolli, além de representantes da Sociedade Civil Organizada, como Michel Felippe, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
No mês seguinte, foi a vez de Ulisses visitar Barcelona, onde participou do Smart City Expo World Congress, considerado o maior congresso de cidades inteligentes do planeta. A viagem, na época, foi custeada por empresários de Maringá.
Confira a programação de Ulisses Maia na Colômbia:
26/02/23 – Medellín
• Jantar de boas-vindas
27/02/23 – Medellín (Inovação e atrações de negócios)
• Boas-vindas do prefeito de Medellín, Daniel Quintero
• Ruta N: Ecossistema de inovação – capacita e fomenta a instalação de startups de tecnologia e inovação
• Agência de Cooperação e Investimentos de Medellín – ACI: Agência de atração de investimentos e cooperação entre cidades
28/02/23 – Medellín (Requalificação dos espaços públicos e inovação social)
• Comuna 13: Bairros de baixa renda em uma encosta no oeste de Medellín – iniciativa promove segurança, inclusão social e qualidade de vida para a população periférica
• Encontro com o governador de Antioquia, Aníbal Gaviria
01/03/23 – Deslocamento: Medellín – Bogotá
02/03/23 – Bogotá (mobilidade sustentável)
• Boas-vindas da prefeita de Bogotá, Claudia López
• Visita a Secretaria Distrital de Mobilidade de Bogotá: Apresentação do Plano de Mobilidade Sustentável de Bogotá (projetos estratégicos) e o modelo de eletrificação da frota de transporte público
• Centro de Controle Operacional do Transmilenio
• Pátio de recarga de ônibus
03/03/23 – Bogotá (Atendimento ao cidadão, planejamento urbano e mobilidade)
• Manzanas del Cuidado: Nova forma de ordenamento territorial em Bogotá, que coloca as necessidades de cuidados dos cidadãos no centro do planejamento urbano. Com oferta de serviços públicos e atendimento ao cidadão, estão instaladas nos bairros a uma distância de até 20 minutos de caminhada.
• Ciudad Bolívar: Visita ao TransMiCable Ciudad Bolívar, Manzana de Atendimento Ciudad Bolivar
Foto: Mileny Melo/PMM
Comentários estão fechados.