O concurso público foi realizado em julho de 2022 e teve mais de 600 participantes. Segundo o Ministério Público, entre os aprovados estão servidores comissionados e parentes de políticos da cidade
Por Victor Ramalho
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recomendou nesta semana a anulação de um concurso público realizado em Floresta (a 25 quilômetros de Maringá), após encontrar indícios de irregularidades. O pedido foi entregue ao município através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maringá.
De acordo com o órgão, entre os 15 aprovados no processo seletivo, 8 seriam servidores comissionados ou parentes de políticos da cidade. Na ação, o MP cita, por exemplo, as aprovações da madrasta de um atual diretor da Prefeitura, do genro de um vereador e da irmã de um secretário municipal.
Durante as investigações, o Ministério Público constatou ainda que a empresa contratada pelo município para aplicar as provas cometeu algumas falhas, como não fornecer envelopes com lacre para colocação dos aparelhos eletrônicos e não armazenar as provas em malotes lacrados.
Na recomendação entregue à Prefeitura de Floresta, o MP pede que a anulação do resultado do concurso, além do reembolso das inscrições pagas pelos participantes. O órgão também recomenda a instauração de um procedimento interno para apurar o descumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa. O Executivo tem até 20 dias para responder a Promotoria.
O Concurso
O Concurso Público da Prefeitura de Floresta foi aberto no dia 31 de maio de 2022, com as provas objetivas sendo aplicadas em 31 de julho do ano passado. O edital previa 15 vagas de ampla concorrência em cargos de nível médio, técnico e superior, com salários que variavam de R$ 1.443,07 a R$ 4.053,66. Ao todo, 603 pessoas se inscreveram no processo seletivo, conforme o município.
Prefeitura marca reunião com representantes do Ministério Público
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Floresta informou que já está marcada para quinta-feira (9) uma reunião entre o prefeito municipal e representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR), com o objetivo de entender os apontamentos do órgão. O Executivo também enviou uma nota para a redação. Leia na íntegra:
A Administração Municipal de Floresta, através de sua assessoria de imprensa, informa que foi encaminhado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maringá-PR, uma notícia de possíveis inconsistências no trâmite do concurso realizado pelo Município no ano de 2022, e que de posse dessas informações foi agendado por parte da administração uma reunião com o membro do Ministério Público para se inteirar das alegações trazidas.
Por ora, não temos maiores detalhes acerca destas informações, detalhes estes que serão acessados após a dita reunião.
O Município de Floresta reafirma o compromisso com a transparência, lisura e legalidade de seus atos administrativos, e que no presente caso não será diferente, e ainda auxiliará as autoridades na apuração dos fatos.
Imagem Ilustrativa/Arquivo/MP-PR
Comentários estão fechados.