Cometa que passa pela Terra a cada 50 mil anos pode ser visto do Paraná

O “cometa verde”, como está sendo chamado, deve permanecer localizável no céu até o dia 10. Veja algumas dicas de como observá-lo.

  • O cometa C/2022 E3 (ZTF), passa pela Terra a cada 50 mil anos e poderá ser observado no Brasil e em todo Hemisfério Sul.

    O “cometa verde”, como está sendo chamado, deve permanecer localizável no céu até o dia 10.

    De acordo com Maico Zorzan, professor e astrônomo amador, o “cometa verde” tem uma órbita ao redor do sol que passa pelos confins do sistema solar e por isso levou uma longa jornada.

    Ele é considerado pequeno para os parâmetros astronômicos, o corpo gelado e rochoso tem o diâmetro de um quilometro e foi descoberto em março de 2022 no caminho da órbita de Júpiter pelo programa ‘Zwicky Transient Facility’ (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA)”, disse o professor.

    A visualização do cometa está no limite da observação do olho humano, porque o astro está com um brilho considerado fraco.

    Em Maringá e região, será mais fácil visualizá-lo através de simples binóculos, pequenos telescópios, ou através de fotografias de longa exposição. O cometa deve se mostrar ao norte, na região da constelação de Cocheiro (Auriga), sempre no começo das noites, se o tempo permitir uma vista livre de nuvens.

    A recomendação é ir a um local sem poluição luminosa da cidade e esperar escurecer. Também é recomendado o uso de aplicativos de mapa celeste, para localizar a região no céu.

    Foto: Divulgação / Dan Bartlett / Nasa

    Comentários estão fechados.