Elaborar um plano de carreira pode oferecer a um futuro colaborador uma visão de crescimento na empresa ou negócio.
O plano de carreira diz respeito ao caminho que um determinado colaborador poderá percorrer numa organização. Nele, encontram-se quais competências cada posição hierárquica exige e a expectativa da empresa quanto a cada uma.
A importância do plano de carreira se dá pelas capacidade de atração e retenção de talentos e pela possibilidade de desenvolvimento do colaborador. Ele é, também, uma forma de manter o profissional informado quanto à hierarquia da empresa e quanto ao tempo que permanecerá em cada cargo.
Desta forma, fica nítido para o funcionário como conseguir uma determinada promoção.
O modelo em Y do plano de carreira, por exemplo, apresenta dois caminhos ao funcionário quando ele chega em um determinado cargo. A escolha pode ser entre um cargo de especialista ou de gestor.
Já o modelo em W apresenta, além dos dois caminhos, uma alternativa que combine ambos. Neste caso, pode se tornar especialistas, gestor ou um gestor de projetos. Desta forma, torna-se responsável pelo acompanhamento do desempenho dos colaboradores num projeto e fornece feedbacks.
Outra forma de plano de carreira é o chamado Career Joint Venture – um plano de responsabilidade compartilhada. Neste caso, a gestão da carreira é feita pela empresa, pelo gestor e pelo indivíduo.
Com informações de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) / Foto: Gerd Altmann por Pixabay
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