Saiba como desenvolver um portfólio para vaga de emprego

Se você for da área da comunicação ou da técnica da informação, é muito provável que a apresentação de um portfólio seja mais necessária.

  • Compilar materiais e projetos realizados ao longo do tempo pode auxiliar um estudante ou profissional a conseguir vagas e oportunidades de emprego, bem como fechar um negócio.

    É por isso mesmo que o portfólio, no qual se compila esses materiais e projetos, é um diferencial nos processos seletivos de diferentes áreas.

    Se você for da área da comunicação ou da técnica da informação, é muito provável que a apresentação de um portfólio seja mais necessária.

    Fazendo um portfólio

    Um portfólio pode ser físico ou digital.

    A principal diferença entre ambos é a de que o físico consiste na apresentação material do próprio portfólio digital.

    Por isso, é importante que tenha um investimento na qualidade gráfica do portfólio físico, com imagens de alta resolução e um bom acabamento.

    Já a versão digital apresenta mais possibilidades estéticas e de apresentação, além de poder ser divulgado por diversos canais online.

    A plataforma de criação para portfólios digitais varia de acordo com a mídia apresentada. Por exemplo, para alguém que mexe com design, o Behance e o Adobe Portfolio podem ser boas opções.

    Para quem deseja trabalhar com vídeos, o ideal é usar o InVideo e/ou o YouTube. Para áudio, o recomendado é o SoundCloud. Fotografias podem ser apresentadas pelo PortfolioBox e pelo Zuinn.

    O Medium e o Journo Portfolio são boas alternativas para quem deseja apresentar produções textuais.

    Um site de criação própria também pode ser uma alternativa. Plataformas como o Wix e o WordPress permitem a criação gratuita de uma página na web.

    Quanto aos trabalhos que devem aparecer num portfólio, o ideal é selecionar sempre os principais e melhores.

    Para realizar a seleção, leve em conta a técnica, o estilado e a finalidade das produções. Lembre-se também de selecionar trabalhos que tenham relação com a vaga escolhida para concorrer.

    Não é recomendado incluir no portfólio todos os projetos que já fez, afinal, ele ficaria lotado de produções, podendo algumas terem tido resultado aquém do esperado.

    Ao invés disso, prefira incluir as produções que mostrem a qualidade de seu trabalho.

    Outro fator importante para o portfólio digital é garantir uma boa navegação pela página na qual se encontra o material. A estética deve ser objetiva e explicativa.

    Atente-se também à aparência do compilado. Não exagere os elementos da página, como as fontes e as imagens.

    Por fim, mantenha suas informações de contato no portfólio e lembre-se de mantê-lo atualizado para evidenciar trabalhos recentes de qualidade e, sobretudo, evolução.

    Com informações de Unit (Universidade Tiradentes e Centro Universitário Tiradentes) / Foto: Dorothe por Pixabay

    Atualizado às 15h08min

    Comentários estão fechados.