Vez ou outra, é normal questionar alguma habilidade e tentar aprimorá-la. Contudo, atente-se: a desconfiança rotineira das próprias habilidades caracteriza a síndrome do impostor.
Existem cinco atitudes que podem ajudar a se livrar da falsa sensação de incompetência, contudo, o ideal é procurar um psicólogo para resolver a situação.
Aceitar elogios já é um começo, afinal, eles são demonstração de reconhecimento de um trabalho bem feito. Não pense que elogios frequentes são falas falsas; sinta orgulho de si.
Reconhecer os próprios pontos fortes também é uma atitude importante. Se está trabalhando num determinado cargo ou ocupação atualmente, é porque possui o talento para tal.
Apesar disto, também é importante a compreensão de que não sabemos e nem somos bons em tudo.
Dividir os aprendizados que obtemos pelo mercado de trabalho pode ajudar a se lembrar das próprias realizações. Além disso, tirar um tempo para si mesmo, dedicar-se ao próprio bem-estar, pode estimular um olhar mais carinhoso de si mesmo.
Por fim, viva a vida e respeite a própria experiência, não se compare aos outros. Se necessário, desligue-se das redes sociais por um tempo para evitar comparações. Nem sempre o que está sendo postado condiz com a realidade.
Por fim, vale ressaltar mais uma vez: busque ajuda profissional de um psicólogo. A terapia pode ajudar na superação da síndrome do impostor.
Com informações de Psicólogos Berrini / Foto: Mohamed Hassan por Pixabay
Comentários estão fechados.